Polícia Civil instaura inquérito para investigar suposto caso de maus-tratos a cão no Farol, Maceió
Por Júlia Maria
A Polícia Civil iniciou um inquérito para apurar uma denúncia de maus-tratos a um cão de pequeno porte na região do Farol, parte alta de Maceió. Imagens circulando nas redes sociais, registradas por populares, teriam capturado o suposto crime.
A PC-AL recebeu a denúncia por meio de um vídeo e de um Boletim de Ocorrência virtual. O boletim descrevia maus-tratos a um cão da raça pinscher, mostrando um homem colocando o animal de forma brusca na mala de um veículo. Com base nessas informações preliminares, a Delegacia dos Crimes Ambientais e Proteção aos Animais, sob a coordenação do delegado Robervaldo Davino, iniciou as investigações e instaurou um procedimento para identificar o condutor do veículo e outros envolvidos.
A polícia informou que o animal será avaliado por médicos veterinários da SECDEF (Superintendência do Bem Estar Animal) para determinar se houve maus-tratos. Os veterinários analisarão os parâmetros vitais do animal e verificarão se os protocolos de bem-estar animal estão sendo seguidos pelo tutor.
Todos os envolvidos já foram ouvidos pela Delegacia dos Crimes Ambientais e Proteção aos Animais. O tutor do animal afirmou, em depoimento, que estava levando o cão em uma casinha de transporte apropriada no banco traseiro do veículo para ser vacinado. Alegou que o animal ficou solto, defecou no carro e trouxe riscos à condução. O tutor afirmou que colocou o cão no porta-malas, deixando o banco traseiro rebaixado para garantir ventilação.
*Com informações de Ascom PCAL