Governo Federal institui política nacional de Cibersegurança após ameaças e invasão de conta de Janja da Silva
Por Júlia Maria

Nesta quarta-feira (27), o governo federal anunciou a criação da Política Nacional de Cibersegurança (PNCiber) em resposta a recentes ameaças ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e à invasão da conta da primeira-dama, Janja da Silva, no X (antigo Twitter).
O decreto publicado no Diário Oficial da União tem como objetivo combater crimes e ações maliciosas, além de promover o desenvolvimento de tecnologias para garantir maior segurança no ambiente virtual.
O Comitê Nacional de Cibersegurança foi instituído para supervisionar e propor ações visando o fortalecimento da segurança cibernética.
As iniciativas serão norteadas por princípios como a soberania nacional, garantia de direitos fundamentais, prevenção de incidentes cibernéticos e cooperação técnica internacional. Detalhes específicos das ações do governo ainda não foram divulgados.
A medida surge em meio a investigações da Polícia Federal sobre ameaças e a invasão da conta de Janja no X. O Ministro da Justiça e Segurança Pública em exercício, Ricardo Cappelli, encaminhou um pedido à PF para apurar uma ameaça contra Lula nas redes sociais.
*Com informações de CNN Brasil