Após Natal, pomada modeladora de cabelo causa queimaduras oculares e lotação em emergência no Rio

Por Alessandra Conceição

A emergência oftalmológica do Hospital Municipal Souza Aguiar, no Rio de Janeiro, enfrentou um aumento significativo de pacientes após o Natal, com mais de 100 pessoas buscando atendimento devido a queimaduras nas córneas. O problema surgiu após o uso de pomada modeladora de cabelos em penteados para a celebração festiva, onde o contato com a água posteriormente causou escorrimento do produto para os olhos.

As lesões na córnea podem resultar em irritação, inchaço, visão turva e até mesmo cegueira temporária, além de provocar intensa dor. A Vigilância em Saúde e o Instituto de Vigilância Sanitária do Rio (IVISA-Rio) iniciaram uma investigação epidemiológica para identificar as marcas dos produtos envolvidos e os estabelecimentos onde os penteados foram feitos.

Algumas marcas de pomadas estão com a comercialização suspensa pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) devido à presença de insumos nocivos à saúde. A diretora do Hospital Souza Aguiar expressou preocupação, destacando que o cenário pode piorar para o réveillon, especialmente se houver contato com água da chuva.

O IVISA-Rio recomenda o uso apenas de produtos regularizados pela Anvisa e disponibiliza a consulta de produtos autorizados no site da agência. A situação evidencia a importância de cuidados ao escolher e aplicar produtos capilares, priorizando a segurança ocular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *