Seis UPAs do Estado oferecem teste rápido para Covid-19
São cinco na capital alagoana e uma no Agreste, que funcionam de domingo a domingo, 24 horas por dia, e atendem por meio de classificação de risco. Em Arapiraca, a UPA mantida pela Sesau está situada na rua Minervina Francisca da Conceição, no bairro Itapuã. Já em Maceió, as UPAs estão situadas nos bairros Tabuleiro do Martins, Jacintinho, Chã da Jaqueira, Jaraguá e Cidade Universitária.
Para realizar o exame de diagnóstico é necessário que o paciente esteja na fase aguda da doença, que vai do primeiro ao sétimo dia em pessoas com sintomas; no caso de pessoas assintomáticas, ele deve ser realizado a partir do quinto dia do contato com pessoas que já confirmaram o diagnóstico.
Vale ressaltar, entretanto, que a realização do exame está condicionada à prescrição do médico, que irá avaliar o quadro clínico do paciente e se os sintomas apresentados se enquadram ou não naqueles que são característicos de Covid-19. Esse protocolo segue as orientações do Ministério da Saúde (MS) e deve ser seguido por todas as unidades vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).
“As pessoas que apresentam sintomas da doença e que mantiveram contato com àquelas que já foram diagnosticadas devem realizar o Teste Rápido de Diagnóstico da Covid-19. Com isso, teremos dados epidemiológicos para analisarmos a situação da doença no Estado e o paciente irá redobrar as medidas relacionadas ao tratamento e ao cuidado para não disseminar a outras pessoas”, ressaltou o infectologista da Sesau, Renee Oliveira.
Coleta e Resultado
O Teste Rápido para Diagnóstico da Covid-19 é colhido por meio de swab nasal (um cotonete longo e estéril) ou nasofaringe na própria UPA, mediante prescrição médica. Após a coleta, em um máximo de 20 minutos o profissional que atendeu o paciente irá apresentar o resultado. Caso seja positivo, o paciente receberá as orientações médicas visando o tratamento da doença e as medidas para não disseminação do vírus.
“Além das orientações e prescrição de medicação, o profissional de saúde notificará o caso no sistema e-SUS, do Ministério da Saúde. A pessoa será orientada a ficar isolada, manter a higiene das mãos e dos ambientes, e usar a máscara para quebrar a cadeia de transmissão. Se o indivíduo tiver piora dos sintomas, deverá procurar o médico para uma nova avaliação”, ressaltou Renee Oliveira.
Sintomas
Entre os principais sintomas da Covid-19, conforme o infectologista da Sesau, estão febre, tosse, dor de garganta, coriza, dor de cabeça, perdas olfativas e gustativas e dores no corpo. “Mas são considerados sinais e sintomas graves a falta de ar, baixos níveis de saturação de oxigênio, especificamente abaixo de 95%, além de cianose, letargia, confusão mental e sinais de desidratação”, alertou o profissional.