Fantasia, jiló e ceia para os mortos: 12 inusitadas tradições de Natal pelo mundo

Nos mais de 160 países que celebram o Natal, incluindo aqueles em que o cristianismo não é a religião principal, a diversidade cultural se traduz em diferentes tradições — algumas bastante inusitadas. A seguir, a BBC listou algumas:

Presépio de natal ‘impróprio’ na Catalunha

Os presépios natalinos catalães não são nada convencionais. Escondido entre os personagens tradicionais — como o Menino Jesus, Maria, José e os diferentes animais — está o caganer.

O caganer é um pequeno boneco de cócoras fazendo cocô, que muitas vezes retrata pessoas famosas – de políticos a jogadores de futebol. É muito comum você se deparar com essa figura de calças arriadas em segundo plano nos presépios.

A tradição não começou como um ato de protesto contra o governo, como você poderia imaginar – de acordo com os historiadores, o costume existe desde o século 18. A imagem simbolizaria a fertilização da terra, trazendo prosperidade.

É também uma diversão para as crianças, que são desafiadas a encontrar o caganer escondido em meio ao presépio.

Decoração com picles ‘alemão’ na América

O Natal das famílias da região centro-oeste dos Estados Unidos inclui a adorável tradição do Weihnachtsgurke – ou picles de Natal.

O costume prevê pendurar o ornamento na forma de picles na árvore de Natal. Os adultos camuflam o enfeite entre os ramos da árvore — e a primeira criança a encontrá-lo pela manhã ganha uma guloseima.

Os descendentes alemães vão dizer que se trata de uma tradição que seus antepassados ​​trouxeram da Europa. Mas uma pesquisa realizada pelo instituto YouGov, em novembro de 2016, descobriu que 91% dos alemães nunca ouviram falar desse costume atribuído ao país.

Japão: frango frito na ceia

Muitos japoneses se consideram budistas, xintoístas ou ambos. Desta forma, as tradições natalinas acabam sendo limitadas.

Nos últimos anos, no entanto, um costume inusitado vem ganhando cada vez mais seguidores: comer frango frito no dia de Natal.

Cerca de 3,6 milhões de famílias fazem questão de seguir essa tradição.

Com isso, as redes de restaurante e fast-food americanas viram seus negócios prosperarem no país e criaram até um cardápio especial para a ocasião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *