Projeto inspirado no ‘Escola 10’ de Alagoas é aprovado na Câmara Federal e pode beneficiar estudantes de baixa renda em todo o Brasil
Por Júlia Maria
A matéria em destaque no jornal Gazeta de Alagoas neste fim de semana, com o título “Projeto Inspirado no Escola 10 é Aprovado na Câmara Federal”, destaca o êxito do projeto do Governo do Estado voltado para estudantes de baixa renda matriculados no ensino médio da rede pública com famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Segundo a reportagem, a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que concede incentivo financeiro para estudantes do ensino médio da rede pública. Inspirada na experiência do Cartão Escola 10, de Alagoas, a proposta agora segue para aprovação no Senado. O público prioritário são estudantes com renda mensal de até R$ 218 por pessoa, visando combater o abandono escolar, incluindo também estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na etapa do ensino médio, com idade entre 19 e 24 anos incompletos.
A notícia foi recebida com comemoração em Alagoas, destacando que o Cartão Escola 10 foi fundamental para reintegrar mais de 40 mil alunos que haviam evadido durante a pandemia, combatendo a evasão escolar. O governador Paulo Dantas, o ex-secretário de Educação Rafael Brito e a secretária de Educação Roseane Vasconcelos expressaram entusiasmo, ressaltando a transformação que o programa trouxe para a educação no estado.
O Cartão Escola 10, lançado em dezembro de 2021, já beneficiou cerca de 130 mil estudantes, representando um investimento de mais de R$ 480 milhões. O programa foi premiado nacionalmente e reconhecido por sua eficácia no combate à evasão escolar e apoio a jovens em situação de vulnerabilidade social. O sucesso local agora inspira uma iniciativa semelhante em nível nacional.
*Com informações do Portal do Governo de Alagoas