A estudante de medicina Laura Zaffari foi vítima de roubo no Paraná, e os criminosos optaram por compartilhar online, nesta terça-feira (12), o conteúdo encontrado no celular: imagens dela com marcas pelo corpo, além do nome do alegado agressor, Kelvin Machulek, namorado da jovem.
A equipe de reportagem do R7 falou com a Polícia Civil do Paraná, a qual esclareceu que Laura não foi vítima de agressão. As imagens foram manipuladas pelos criminosos com o objetivo de chantageá-la.
A divulgação ocorreu na rede social da própria Laura, pois o login e a senha estavam armazenados no celular.
Os suspeitos do roubo compartilharam uma foto de Kelvin nos Stories do Instagram, destacando na legenda que ele é “um lixo que bate em mulher”.
Lucimar Zaffari, mãe de Laura, por sua vez, compartilhou nas redes sociais que as capturas de tela divulgadas pelos criminosos são imagens manipuladas.
“Estamos tomando as providências. Qualquer mensagem vinda dela, ignorem, por favor”, escreveu.
Mais tarde, os suspeitos que revelaram as situações de agressão compartilharam capturas de tela das mensagens enviadas à mãe de Laura.
“Tu está mentindo. Estamos salvando ela, só queremos que esse Kelvin agressor não cometa um feminicídio em Pato Branco [cidade onde a família mora]” comunicou o grupo a Lucimar.
Os suspeitos do roubo alegam não serem ladrões, mas sim hackers. Criaram uma página no Instagram chamada Unlocker Justice, na qual afirmam não tolerar qualquer forma de agressão e compartilham mais casos similares.
Se você presenciar um episódio de violência contra a mulher ou for vítima de um deles, denuncie o quanto antes através do número 180, que está disponível todos os dias, em qualquer horário, seja através de ligação ou dos aplicativos WhatsApp e Telegram.
O mesmo número também atende denúncias sobre pessoas idosas, pessoas com deficiência, pessoas em restrição de liberdade, comunidade LGBT e população em situação de rua. Além de denúncias de discriminação étnica ou racial e violência contra ciganos, quilombolas, indígenas e outras comunidades tradicionais.