Resultados Impactantes: Mês do Júri em Alagoas registra 76 condenações e 66 absolvições
Por Alessandra Conceição
Durante o Mês do Júri, que transcorreu ao longo de novembro em Alagoas, um esforço conjunto envolvendo diversos órgãos resultou em 76 condenações e 66 absolvições. Este movimento, parte de uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), contou com a colaboração do Ministério Público, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL), Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e Polícia Militar.
O índice de efetividade atingiu aproximadamente 72%, refletido em 125 das 174 sessões de julgamento realizadas. Entre os casos abordados, destacam-se 11 sessões de julgamento relacionadas a feminicídios, uma sessão envolvendo homicídio praticado por policial, outra relacionada a homicídio contra policial, e duas sessões referentes a homicídios praticados contra menores de 14 anos.
Estes números e casos foram compilados pelo Comitê de Mobilização das Metas da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), evidenciando o impacto significativo do Mês do Júri em Alagoas.