ONU convoca sessão de emergência após vetos dos EUA a cessar-fogo em Gaza
Por Alessandra Conceição
Nesta terça-feira (12), a Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU) retomará uma sessão de emergência sobre a situação na Faixa de Gaza. A convocação ocorre após os Estados Unidos vetarem uma resolução no Conselho de Segurança da ONU, que buscava um cessar-fogo humanitário.
A carta conjunta, assinada pelo presidente da assembleia e representantes do Egito e da Mauritânia, invocou a resolução 377 da ONU, conhecida como “Unidos pela Paz”, que permite à Assembleia-Geral fazer recomendações quando o Conselho de Segurança falha em manter a paz e segurança internacionais.
A reunião, marcada para às 17h00 (horário de Brasília) desta terça-feira, surge em meio à deterioração dramática da situação no território palestino, incluindo Jerusalém Oriental, especialmente em Gaza, conforme destacado na carta conjunta.
Os EUA vetaram a resolução na sexta-feira (08), que pedia um cessar-fogo imediato em Gaza, enquanto 13 países foram a favor e o Reino Unido se absteve. A votação ocorreu após uma rara invocação do secretário-geral da ONU, António Guterres, do Artigo 99, que permite convocar uma reunião do Conselho de Segurança sobre uma questão que pode agravar as ameaças à paz e segurança internacionais.