Proprietária de fazenda no Rio de Janeiro onde iniciou incêndio no Pantanal é multada em R$ 19 milhões

Por Alessandra Conceição

A Polícia Militar Ambiental (PMA) aplicou uma multa de R$ 19 milhões à dona da Fazenda Santa Edwiges, localizada no Rio de Janeiro, onde teve início um incêndio que se alastrou pelo Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro, em Mato Grosso do Sul. A multa foi baseada em imagens de satélite do Núcleo de Geotecnologias do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (Nugeo-MPMS), que evidenciaram a degradação na área.

A investigação teve início após o MPMS detectar um ponto de ignição na fazenda por meio de imagens de satélite, indicando queima com combustível, mesmo sem chama. A PMA confirmou que a fazenda estava abandonada, reforçando a ligação entre a propriedade e o incêndio de grandes proporções no Pantanal.

Até o momento, a proprietária não foi localizada, e o relatório do desmatamento será encaminhado ao Instituto do Meio Ambiente do estado (Imasul) após a notificação da multa. A Polícia Civil pode ser acionada para investigar o caso. O incêndio no Pantanal, que atingiu mais de 1 milhão de hectares neste ano, representa uma ameaça significativa à diversidade única do bioma, abrigando milhares de espécies de plantas, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *