Capacitação online: Curso “Boleiras das Alagoas” valoriza tradição e incentiva turismo comunitário
Por Júlia Maria
O curso virtual “Boleiras das Alagoas: Inserção dos bolos e boleiras das Alagoas em redes de turismo comunitário” está com inscrições abertas no e-Campo, a plataforma on-line da Embrapa. Desenvolvido como parte do projeto Boleiras das Alagoas, a iniciativa busca promover o ofício de produção de bolos e valorizar a tradição local.
Destinado a pessoas que produzem bolos artesanais à base de mandioca, milho e coco, o curso consiste em nove módulos abrangendo temas como higiene, segurança e qualidade dos alimentos, ergonomia, matemática financeira e patrimônio cultural. O último módulo explora as oportunidades no setor turístico, apresentando exemplos práticos implementados em comunidades tradicionais.
Lançado em outubro, o curso é gratuito, com duração total de 36 horas e oferta contínua. Certificados de participação serão emitidos ao final de cada módulo. Os participantes que concluírem todos os nove módulos, obtiverem pelo menos 50% de acerto na avaliação de aprendizagem e preencherem a avaliação de satisfação e o perfil do participante, receberão um certificado especial.
A capacitação conta com o apoio de prefeituras municipais de Alagoas e do Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas (Conisul). O conteúdo foi elaborado a partir de oficinas presenciais do projeto Boleiras das Alagoas, financiado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), no âmbito do Projeto Dom Helder Câmara II (PDHC).