Solo na mina da Braskem em Maceió já afundou 1,92m; velocidade diminui
Por Júlia Maria
Na mais recente atualização da Defesa Civil, divulgada na manhã desta quarta-feira (6), foi informado que o solo na região da mina da Braskem, em Maceió, com risco iminente de colapso, afundou 1,92 metros. Nas últimas 24 horas, a velocidade de afundamento diminuiu novamente, registrando 0,2 cm/h. O movimento total foi de 4,9 cm/h, em comparação com os 5,5 cm/h do dia anterior.
Diante desse cenário, a Defesa Civil de Maceió decidiu reduzir o status de alerta de “alerta máximo” para “alerta”. A mudança ocorreu no início da tarde da última terça-feira (5), horas após a divulgação da redução da velocidade do afundamento do solo. As regras de segurança permanecem inalteradas, com um apelo para que as pessoas evitem a área onde está localizada a mina.
A Defesa Civil enfatiza que as outras 34 minas da Braskem, destinadas à extração de sal-gema na capital, não correm risco de colapso. No entanto, a possibilidade iminente de desabamento da mina levou à evacuação de residências e até mesmo de um hospital. A gravidade da situação levou a prefeitura a decretar estado de emergência, ressaltando a importância de medidas cautelares diante dos desafios enfrentados pela comunidade afetada.
*Com informações de G1 AL