Dezembro Vermelho: Sesau alerta para aumento de casos de Aids em Alagoas
Por Júlia Maria
Neste Dezembro Vermelho, mês de conscientização sobre o HIV e a Aids, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) destaca a importância das medidas preventivas, revelando um aumento de 152 casos de Aids em Alagoas este ano, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
As autoridades de saúde reforçam a necessidade de atenção ao Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), que compromete o sistema imunológico, e alertam para a transmissão do vírus através de relações sexuais desprotegidas, compartilhamento de seringas contaminadas e de mãe para filho durante a gravidez e amamentação.
O Ministério da Saúde enfatiza que a detecção precoce do HIV é crucial para aumentar a expectativa de vida das pessoas afetadas, incentivando a realização do teste. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece preservativos gratuitos em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) nos 102 municípios alagoanos, promovendo a importância das relações sexuais protegidas.
Além disso, a Sesau destaca as alternativas de prevenção, como a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), que envolve a tomada de comprimidos antes da relação sexual, e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), uma medida de urgência para reduzir o risco de infecção pelo HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) após situações de possível contágio.
*Com informações de Ascom Sesau