Mina 18 monitorada pela Braskem no Mutange deve colapsar a qualquer momento
Por Júlia Maria
A Defesa Civil Municipal está em alerta máximo devido ao risco iminente do colapso da mina 18, no Mutange, em Maceió. mais precisamente na região do antigo campo do CSA. A previsão era de que a mina viesse a ruir às 6h desta sexta-feira (1°).
“Estudos mostram um aumento significativo na movimentação do solo na mina 18, indicando a possibilidade de rompimento e surgimento de um sinkhole. Por precaução, a recomendação é clara: a população deve evitar transitar na área desocupada até uma nova atualização da Defesa Civil, enquanto medidas de controle e monitoramento são aplicadas para reduzir o perigo”, alertou o órgão em nota.
A equipe de análise da Defesa Civil ressalta que essas informações são baseadas em dados contínuos, incluindo análises sísmicas. “A Defesa Civil de Maceió reitera a recomendação de evitar a área desocupada do antigo campo do CSA por questões de segurança”, finaliza a nota.
Nesta quinta-feira (30), durante reunião online com o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), a Defesa Civil de Maceió revelou que a mina está afundando 53 cm por dia. Nas últimas 48 horas, o subsolo da região já afundou 1,10 m, a uma velocidade média de dois centímetros por hora, detalhou o órgão.
A aferição do afundamento do solo é realizada por meio de um método chamado de inverso da velocidade, usado para estimar a estrutura do subsolo a partir de dados de ondas sísmicas. Em imagens aéreas do terreno onde está localizada a mina da Braskem, já é possível ver algumas fissuras no solo.
Fonte: Gazeta Web