CBTU e defesa civil avaliam segurança na operação de trens em meio a desafios geotécnicos
Por Alessandra Conceição
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de Maceió promoveu uma reunião nesta quinta-feira, 30, com representantes da Defesa Civil municipal e nacional para avaliar a segurança da operação de trens diante das recentes informações sobre a instabilidade do solo nas áreas impactadas pela mineração da Braskem, pelas quais passam os Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) da CBTU.
O superintendente da CBTU de Maceió, Carlos Jorge Cavalcante, buscou informações junto aos órgãos de defesa para assegurar a continuidade segura da operação ferroviária. Desde abril de 2020, a operação dos VLTs foi alterada devido à desativação da estação do Mutange, com a introdução de baldeação por ônibus pela Braskem para mitigar os impactos na região onde os trens ficaram impedidos de circular.
Carlos Jorge afirmou que os representantes da Defesa Civil municipal e nacional garantiram que, neste momento, não há necessidade de alterar ou paralisar a operação dos trens. Foi estabelecido um canal de comunicação entre a CBTU e a Defesa Civil para monitorar em tempo real a região onde a ferrovia está situada.
Participaram da reunião o chefe de Gabinete da CBTU, Allan Brandão, o diretor da Defesa Civil Nacional, Paulo Falcão, o coordenador da Defesa Civil Municipal, Abelardo Nobre, além dos engenheiros Victor Gama e Fábio Cordeiro, ambos da Defesa Civil Municipal.