PM de Alagoas da Força Nacional é Assassinado no Rio de Janeiro em Ataque Fora de Serviço
Por Alessandra Conceição
Na noite da última terça-feira (28), o soldado da Polícia Militar de Alagoas, Edmar Felipe Alves dos Santos, de 36 anos, que integrava a Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), foi tragicamente assassinado à porta de sua residência, localizada em Vila Valqueire, zona oeste do Rio de Janeiro. Edmar, que estava de folga no momento do incidente, foi surpreendido por disparos efetuados por Eduardo Santa Rita Carvalho, de 24 anos, enquanto investigava tiros em uma casa vizinha.
O criminoso, que fugia após atirar em sua companheira, alvejou Edmar na cabeça, causando sua morte. Após o ataque, Eduardo Santa Rita Carvalho escapou para a Comunidade da Serrinha, onde se refugiou. O policial alagoano foi prontamente socorrido por seus colegas e levado ao Hospital da Base Aérea do Campo dos Afonsos, mas não resistiu aos ferimentos.
A PM de Alagoas emitiu uma nota de pesar, lamentando profundamente a perda do soldado Edmar Felipe Alves dos Santos, que ingressou na corporação em 2020 e prestava serviço na Força Nacional no Rio de Janeiro. O comandante-geral, coronel Paulo Amorim, expressou condolências aos amigos e familiares, colocando a instituição à disposição para qualquer apoio necessário.
O incidente ocorreu no mesmo dia em que agentes da Força Nacional foram roubados no Complexo do Chapadão, na Zona Norte do Rio, durante uma operação. Este é o segundo incidente envolvendo a tropa de reforço desde o início da operação em outubro. As armas roubadas foram posteriormente recuperadas pela Polícia Militar.
A presença da Força Nacional no Rio de Janeiro faz parte de uma operação autorizada pelo Ministério da Justiça em resposta ao pedido de apoio do governador Cláudio Castro. A tropa, composta por 300 homens e mulheres, está atuando no estado para conter a escalada da violência, principalmente nas rodovias, com o objetivo de impedir a entrada de armas e drogas. Além disso, o Rio de Janeiro conta com uma operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) das Forças Armadas, que permanecerá em vigor até maio de 2024.
Fonte : Gazeta web