PSB/AL expulsa Dr. JHC após suposto caso de violência doméstica
A direção executiva do Partido Socialista Brasileiro (PSB) em Alagoas comunicou, na manhã desta sexta-feira (24), a expulsão do médico João Antonio Holanda Caldas, o Dr. JHC, irmão do prefeito de Maceió, JHC (PL). A decisão foi tomada de forma unânime pelos diretores partidários, conforme detalha nota encaminhada à imprensa.
A legenda informou que tomou a medida após tomar conhecimento da confusão entre o ex-filiado e a noiva dele, em um suposto caso de violência doméstica, que está sendo investigado pela Polícia Civil.
“Não podemos, sob forma nenhuma, compactuar com o triste episódio do final de semana, onde ele foi denunciado por agressão pela própria noiva”, destaca o comunicado.
Dr. JHC foi candidato a deputado federal nas eleições gerais do ano passado pelo Partido Socialista Brasileiro. Ele obteve 92.594 votos, sendo o quarto mais votado, mas, em decorrência do partido não ter alcançado o quociente eleitoral, não foi eleito e nem ficou na condição de suplente.
No último fim de semana, ele foi conduzido à Central de Flagrantes, em Maceió, para prestar esclarecimentos acerca de uma suposta agressão contra a noiva, a dentista Isadora Martins. Em depoimento à polícia, ela negou que tivesse sido vítima de violência.
Dois militares que teriam atuado na ocorrência foram presos em “flagrante transgressional” por terem agido com “desídia” (falta de zelo). A prisão dos dois foi defendida pelo próprio governador Paulo Dantas (MDB).
Nota sobre expulsão de Dr. JHC dos quadros do PSB
Fazendo valer nossa história de décadas de luta em defesa das mulheres, o Partido Socialista Brasileiro em Alagoas tomou a decisão unânime em sua Executiva Estadual para expulsar o médico João Antonio Holanda Caldas, o Dr. JHC. Não podemos sob forma nenhuma compactuar com o triste episódio do final de semana, onde ele foi denunciado por agressão pela própria noiva.
O ex-filiado só não foi preso em flagrante por ter sido salvo em uma operação política que envolveu pressão psicológica contra a vítima e a participação de adversários do nosso partido, o que reforça que Dr. JHC não tinha nenhuma afinidade com a nossa história e nossas convicções.
Participando ativamente da articulação que culminou com a criação da Lei Maria da Penha, o PSB é um partido que constrói a luta pela emancipação das mulheres e não aceita de forma nenhuma ter em seus quadros um filiado que comete violência doméstica.