Veja quais são os cuidados essenciais com os cães no calor
Por Júlia Maria
Os animais adoram sair, passear e sentir o vento no focinho, principalmente em dias com calor excessivo. Porém, com as temperaturas altíssimas, na rua ou em casa, o tutor deve ter alguns cuidados especiais com seu pet, pois o sol quente pode trazer sérios riscos ao animal, principalmente quando o assunto é hidratação.
Se notar que o animal está o tempo todo com a linguinha para fora e com a aparência muito cansada, quase cambaleando, é sinal de alerta. Um dos grandes problemas do calor, ainda mais para as raças muito peludas, é que a temperatura do corpo deles começa a subir.
Em dias quentes, não deixe ele ficar exposto por muito tempo aos raios solares, pois a chance de ele pegar uma insolação, superaquecimento, desidratação, queimaduras e o pior deles, a hipertermia, um aumento excessivo da temperatura corporal do totó, podendo levar até à óbito, é muito grande.
Confira algumas dicas para manter o pet hidratado no calor:
1 – Mantenha o seu pet sempre hidratado
Em casa ou na rua, o seu pet precisa beber muita água para se manter hidratado. Em casa, certifique que o potinho dele está em um lugar fresco e arejado, mas se possível, troque a água por uma mais fresquinha depois de um tempo, pois o calor acaba deixando ela morna. Se estiverem passeando na rua, não esqueça de levar um bebedouro portátil, existem várias opções no mercado, justamente para o pet se aliviar nesses dias mais quentes.
2 – Use tapetes gelados
Você já reparou que nos dias mais quentes, os cães não ficam no sofá e procuram um lugar geladinho no chão para deitar? Uma ótima opção para eles são os tapetinhos gelados disponíveis em lojas pets. Ele contém um gel atóxico por dentro e quando o cachorro deita sobre ele, fica geladinho e refrescante. Quem prefere improvisar em casa, pode colocar garrafas pet com água congelada embrulhadas em toalhas em volta da caminha do totó.
3 – Deixe o ambiente arejado
Muitas casas acabam esquentando internamente em dias quentes e ficam abafadas, dando uma sensação de mal-estar. Se tiver um ventilador ou ar condicionado, ligue para o ar circular. Caso não tenha, deixe as portas e janelas abertas, pois é essencial para o bichinho permanecer em um local arejado.
4- Ofereça comidinhas geladas
Quem não adora tomar um sorvete no verão para se refrescar? Para os cães, comidinhas preparadas com ingredientes naturais é uma ótima opção também. Já ensinamos no nosso canal do Youtube (veja aqui) a preparar gelatinas geladinhas e gostosas para eles se refrescarem. Se você não estiver afim de preparar, também pode fazer pedrinhas de gelo em potes de sorvete. Enquanto brincam, eles vão se deliciar e se hidratar.
5 – Mudança na alimentação
Alguns totós perdem o apetite em dias muito quentes. Se notar que o seu pet não comeu no horário habitual, deixe a comidinha dele disponível para que ele coma na hora que sentir fome.
Essas mudanças podem ocorrer devido ao excesso de calor. Até nós preferimos algo mais leve porque a comida pesada não cai bem em dias quentes, né? Com os cachorros é exatamente igual, o importante é deixá-lo hidratado. Caso perceba que ele não está comendo nada, procure a melhor alternativa com o veterinário do seu pet.
6 – Jamais deixe ele dentro de um veículo
Isso é algo muito óbvio, mas devido a inúmeras mortes de cães por estarem trancados dentro de um carro, é preciso ser dito. Alguns donos pensam “é rapidinho, em cinco minutos estou de volta” ou simplesmente saem apressados por algum motivo e esquecem o animal lá dentro. Esses minutos são cruciais para a vida do cachorro.
A temperatura lá dentro, principalmente em dias quentes, se eleva muito rápido. Mesmo você deixando uma frestinha da janela aberta ou o ar condicionado ligado, ele pode pegar uma insolação devido ao sol forte.
Fechado e dentro dessas condições, ele pode apresentar diversos sintomas, até a perda de consciência e óbito, como já vimos inúmeros casos. Se precisar sair, deixe o animal em casa ou com alguém, mas se for imprescindível a presença dele, leve-o junto com você e jamais deixe ele preso dentro do veículo.
7- Menos exercícios, mais protetor solar
É de extrema importância que o seu pet faça exercícios físicos para a saúde dele, isso evita grandes problemas, como obesidade ou até mesmo emocionais.
Em dias muito quentes ele não precisa deixar de fazer, mas tudo é uma questão de moderação. Ao praticar com ele algum esporte ou até mesmo fazer brincadeiras em algum espaço aberto, faça pausas mais longas e frequentes, para que ele tenha o tempo de descansar e não desidratar rápido.
Fonte: Totós da Teté