Com 60% de adesão, campanha de vacinação para crianças e adolescentes é prorrogada em São Paulo
O governo de São Paulo anunciou a segunda prorrogação da campanha de multivacinação para crianças e adolescentes de até 15 anos em todo o estado. Inicialmente programada para encerrar em 15 de novembro, a ação agora se estenderá até o dia 30 do mesmo mês.
Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, desde o início da campanha, em setembro, até agora, 856.748 crianças e adolescentes entre 0 e 14 anos receberam pelo menos uma dose das vacinas oferecidas, representando uma adesão de 60% do público-alvo. A iniciativa já verificou a carteira de vacinação de quase 1 milhão e meio de menores de 15 anos em todos os 645 municípios paulistas.
“A prorrogação é essencial neste momento para que as pessoas possam continuar procurando os postos de saúde. Em toda campanha, de todas as pessoas que compareceram aos locais de vacinação, 60% estavam com uma ou mais doses de algum imunizante do calendário nacional em atraso”, afirma Tatiana Lang, diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica.
A campanha de multivacinação oferece imunizantes para diversas doenças, como poliomielite, meningocóccica C conjugada, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), febre amarela, pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças invasivas causadas pelo Haemophilus influenzae b), HPV (entre 9 e 14 anos de idade), BCG (tuberculose) e Covid-19.
A secretaria ressalta a importância da vacinação para evitar o ressurgimento de doenças erradicadas, como a poliomielite. Os municípios têm autonomia e apoio para administrar as vacinas em diversos locais, como escolas, áreas rurais e pontos de vacinação já existentes no estado.
Além disso, o governo disponibiliza uma página na internet com esclarecimentos sobre as vacinas, abordando as 100 dúvidas mais frequentes. A ação visa fortalecer a imunização e a prevenção de doenças em toda a população infantil e adolescente do estado de São Paulo.
Fonte:Metrópoles