Em Maceió, mãe e filho lutam e festejam a cura do câncer

Laucha Santos e o filho Yan José Lobo receberam o melhor de todos os presentes de Natal: eles venceram o câncer. Os dois foram diagnosticados com a doença e enfrentaram o tratamento juntos. Nesta segunda-feira (13), foi a vez do adolescente de 17 anos “bater o sino” da cura.

Para festejar o fim do tratamento de câncer do Yan, familiares, amigos, professores e os profissionais da saúde que cuidaram dele se reuniram no hospital frequentado pelo adolescente e deram boas vindas à cura.

Para animar o dia, teve até música ao vivo com a voz da cantora Fernanda Guimarães, que tocou as músicas preferidas de Yan.

A mãe de Yan foi diagnosticada com um câncer no colo do útero. Se não bastasse saber que teria que enfrentar a doença, na primeira quimioterapia ela descobriu que o filho também tinha sido diagnosticado com outro tipo de câncer. A descoberta da doença em Yan aconteceu enquanto ele estava sendo submetido a uma cirurgia, conta Laucha.

O tratamento de Yan foi feito em Maceió. O de Laucha, em Arapiraca. Uma distância de quase 130 km. “Eu não podia acompanhá-lo, porque eu estava em tratamento e ele estava aqui em Maceió com o pai. Como mãe doeu mais ainda”, lembra a mulher aos prantos.

Foi difícil também para Yan não poder, pela rotina dos tratamentos, conviver por mais tempo com a mãe. “Estou me segurando para não chorar, foi difícil a batalha, mas a gente chegou ao fim e venceu, graças a Deus. Presente de Natal de todos os anos que vêm por aí, felicidades imensa, principalmente pela minha mãe, que senti mais do que o meu. Longe de mim, eu sem poder vê-la praticamente o tratamento todo. Quando chegava em casa, no outro dia voltava para o hospital com algum problema, alguma bactéria e não conseguia ter contato com a minha mãe”, lamenta o adolescente.

Mas nesta terça-feira, quando foi chancelada a cura, o hospital preparou a surpresa para ele e a família. Saiu até um ônibus cheio de amigos e professores de Yan de Penedo direto para Maceió para participar deste grande dia. Um corredor da esperança foi montado, onde Yan recebeu o carinho de todos e, finalmente, tocou o sino.

“Yan trouxe grandes ensinamentos ao nosso grupo. Foram desafios conjuntos ele e a família, mas sempre unidos e acreditando na cura e no término do tratamento dele, que foi hoje”, conta a oncologista Luana Bonfim.

“Tenho que cumprir promessas com meu pai e família e daqui para frente só melhorar, viver, cuidar mais de mim e valorizar mais as pessoas”, finaliza Yan José Lobo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *