Senador Renan Calheiros passa por cirurgia após descolamento de retina
O senador Renan Calheiros (MDB) vai passar por um procedimento cirúrgico nesta sexta-feira (10) por causa de um descolamento de retina. A informação foi divulgada nas redes sociais do parlamentar.
Segundo o comunicado, a recomendação para o pós-operatório do senador é de repouso e restrições de viagens por 30 dias.
Nas redes sociais, o ministro dos Transportes Renan Filho (MDB-AL),filho de Renan, disse que o pai está seguindo todas as orientações médicas.
Doença é mais comum em idosos e pode causar cegueira
A retina é uma camada de tecido na parte de trás do olho, responsável por transformar a luz em informação visual. O descolamento de retina pode causar perda permanente da visão ou deficiência visual permanente, se não for tratado rapidamente.
A doença pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum entre os idosos. Os sintomas iniciais do descolamento são escurecimento da visão periférica, aparecimento de borrões, pontos flutuantes ou flashes de luz.
Em casos avançados, a cirurgia é a única possibilidade de tratamento. O procedimento é feito com anestesia local, dura cerca de uma hora e meia e não precisa de internamento. Após o tratamento, a visão pode levar muitos meses para melhorar.