Programação de União dos Palmares sobre a Consciência Negra
Por Júlia Maria
O mês da Consciência Negra, não poderia passar em União dos Palmares sem que houvesse uma programação que fizesse jus à relevância da temática.
Além de todas as ações que fazem parte do calendário da cidade, que realiza suas atividades de forma integrada com a Fundação Palmares e com o Governo de Alagoas, a exemplo do concursos culturais, como o “Beleza Negra”, do projeto musical e de contemplação à natureza e a ancestralidade “Pôr do Sol na Serra”, das oficinas e atrações artísticas que prezam pelo estilo alternativo e as demais ações, a programação deste ano traz novidades.
A encenação teatral “Zumbi Vive”, no dia 19 de novembro, que contará a história de Zumbi e seu legado que ecoa por gerações, do projeto “Bebê Quilombola”, em parceria com o Tribunal de Justiça de Alagoas, que ocorrerá no dia 13 e busca tornar os direitos da primeira infância quilombola prioridade na agenda dos municípios, um evento LGBT com concurso de ‘drag queen’ negra.
A comunidade quilombola Muquém, inclusive, será palco de diversas atividades importantes. Além do projeto “Bebê Quilombola”, haverá feira de artesanato, oficina de argila e muito mais.
O Muquém abriga uma das maiores artesãs vivas, patrimônio vivo de Alagoas, Mestra Irinéia, autora da escultura “O Beijo”, que está em Maceió, e também foi lar da saudosa Mestra Marinalva, ambas com obras em Brasília.
Também na programação do Muquém, a roda de conversa: Intolerância Religiosa com os Desembargadores Orlando Rocha Filho e Tutmés Airan de Albuquerque Melo, e apresentações de grupos culturais.
Além disto, o prefeito Kil Freitas prepara um pacote de obras estruturantes que devem ser inauguradas de 13 a 20 de novembro, a exemplo de unidade básica de saúde, um espaço de inovação tecnológica, Centros de Referência de Assistência Social, um espaço de passagem para os animais de rua e muito mais.
Fonte: Gazeta Web