Dicas de última hora para quem não treinou a redação do Enem o ano inteiro

Por Júlia Maria

O primeiro dia de prova do Enem, acontece no próximo domingo (5), e com ele, a temida redação.

A redação, de modalidade dissertativa argumentativa, gera insegurança até nos candidatos que gostam de escrever e estão sempre treinando, e mais ainda em quem não foi um aluno muito atento às aulas ou não teve tempo hábil para se dedicar.

Uma das estratégias para conseguir realizar uma boa redação, é estar por dentro das 5 competências cobradas na avaliação da redação, que são elas:

  1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa;
  2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto;
  3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
  5. Respeito aos direitos humanos

Ver os temas que caíram nos últimos anos também é uma dica interessante, principalmente dos últimos quatro ou cinco anos.

Nos últimos dias antes da prova, é importante tentar escrever pelo menos uma redação, aplicando as dicas anteriores, e se possível, pedir para algum professor com essa especialidade fazer a correção.

E no dia da prova, é de suma importância a leitura cautelosa do tema e dos textos motivadores, para ter certeza que compreendeu o que está sendo exposto e pedido.

Atenção também para o bem-estar físico e emocional, é necessário estar descansado, se alimentar direito e ter também momentos de lazer, para o candidato se manter focado e diminuir a tensão e ansiedade para a prova.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *