Primeira etapa da 20ª Mostra Alagoana de Dança celebra a arte e a cultura em Cajueiro
Por Júlia Maria
A primeira etapa da 20ª Mostra Alagoana de Dança desembarcou no município de Cajueiro, entre os dias 25 a 29 de outubro, e proporcionou uma grande festividade cultural com inúmeras apresentações dos bailarinos de Alagoas. Ao todo 41 grupos se apresentaram no último final de semana.
O evento, totalmente gratuito, é uma realização do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), e buscou fomentar e fortalecer a cultura alagoana realizando mais uma edição da Mostra em uma cidade que recebe pela primeira vez as apresentações artísticas.
“Com mais uma edição da Mostra estamos celebrando a dança, a cultura e a arte alagoana. Estou muito feliz ao ver a participação da população de diversas regiões do nosso estado”, comentou a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas.
Além de apresentações em grupos, o público presente pôde apreciar as performances individuais dos mais diversos estilos como, por exemplo, ballet clássico, jazz, hip hop, dança popular, dança afro, dança contemporânea, dança de salão, entre outros.
A estudante Misaelle Noemi, moradora de Palmeira dos Índios, é integrante do grupo Centro de Treinamento Macêdo e comentou sobre a importância de se apresentar na Mostra. “É um momento único de exibir o aprendizado visto em sala de aula. Uma sensação ímpar e muito interessante. A dança é uma arte e com essa oportunidade a gente fica muito feliz”, disse.
Para além das apresentações, o evento causa um impacto direto na economia criativa e colabora para o crescimento econômico do município que sedia a Mostra Alagoana de Dança a cada edição.
“A cidade que abraça esse projeto também sai ganhando com isso tudo. Porque a economia, que é um dos setores que mais é estimulado, você percebe que há uma movimentação causada pelo evento. O pessoal já começa a chegar, abre sua barraquinha e tem a vantagem de estar ganhando dinheiro e ao mesmo tempo tem a oportunidade de assistir a um belo espetáculo artístico cultural”, ponderou a curadora do evento, Karina Padilha.
Com isso, a economia local gera um aumento significativo na renda dos empreendedores da região, por meio da procura por ateliês de costuras, salões de beleza, lojas de artesanatos e adereços, comércio, alimentação e afins.
De acordo com a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Maria José, o evento tem um impacto direto em áreas como o turismo e a economia. “Estamos recebendo muitos municípios, isso causa uma movimentação na cidade, e é uma oportunidade para que outras pessoas conheçam o potencial turístico de Cajueiro. A cultura possibilita esse desenvolvimento social e econômico”, expressou.
Fonte: Ascom Secult AL