Vento Nordeste: fenômeno pode provocar rajadas de até 50 km/h no litoral de Alagoas
O fenômeno conhecido como Vento Nordeste, comum em Alagoas entre os meses de outubro e dezembro, tem provocado uma forte ventania, principalmente na região do Litoral. Durante esse período de transição entre a primavera e o verão, a velocidade do vento pode atingir cerca de 50 km/h.
“Do final de outubro até o final do ano, nós temos uma mudança na direção e na intensidade dos ventos aqui em Alagoas, com rajadas de vento na casa dos 30, 40 até 50 km por hora em alguns casos. Essa mudança é sentida principalmente na região litorânea do estado” , explica o meteorologista da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Vinícius Pinho.
A previsão da Semarh é de que os ventos permaneçam fortes até sexta-feira (25) e depois percam força, voltando a se intensificar somente em novembro.
Segundo a meteorologia, o Vento Nordeste ocorre devido a um sistema de alta pressão que se forma sobre o oceano e intensifica mais os ventos durante o dia. A velocidade das rajadas diminuem de intensidade à noite, à medida que há perda de calor.
“Nessa época do ano, é necessário ter atenção, principalmente com a poda de árvores, para que não haja nenhum tipo de acidente com queda. É necessário também ter atenção com fixação de placas, de telhados, para que não aconteça nada nesse sentido”, alertou o meteorologista.
Ainda segundo Vinícius, outro detalhe que é importante ressaltar, é que com a chegada do El Niño e a diminuição das chuvas na região nordeste, é possível que nós tenhamos temperaturas mais elevadas e, consequentemente, ventos um pouco mais intensos.