Rio tem 36 ônibus incendiados após morte de sobrinho de miliciano
A morte de Matheus da Silva Rezende, sobrinho do miliciano Luís Antônio da Silva Braga, mais conhecido como “Zinho”, desencadeou uma série de incêndios a ônibus no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (23).
Matheus morreu em um confronto com policiais civis na comunidade Três Pontes, em Santa Cruz, na zona oeste do Rio de Janeiro. Segundo a polícia, o sobrinho de Zinho era conhecido como Teteu e Faustão, e apontado como segundo na hierarquia da milícia.
Até o momento, pelo menos 36 ônibus foram incendiados na zona oeste do Rio. Além disso, existem relatos de outros veículos incendiados e vias interditadas.
A Prefeitura do Rio de Janeiro entrou em estágio de “mobilização”, segundo nível em uma escala de cinco, que significa que há ocorrências de alta impacto na cidade.
Segundo o governo municipal, a ação criminosa tem provocado reflexos nos bairros de Guaratiba, Inhoaíba, Paciência, Cosmos, Santa Cruz e Magarça.
A MobiRio, empresa pública responsável pelo o sistema BRT, informou que o corredor Transoeste estava circulando, por volta das 16h, apenas as linhas 13 (Alvorada x Mato Alto – Expressso), 25 (Alvorada x Mato Alto – Parador) e 22 (Jd. Oceânico x Alvorada – Parador).
“Um articulado da antiga frota foi incendiado, houve tentativa de colocar fogo em um BRT padron da nova frota, mas o fogo foi apagado e o ônibus já está na garagem”, completou a MobiRio, por meio de nota.
Há informações de veículos incendiados em:
Caminhão incendiado na Avenida Brasil, na altura da Estrada de Manguariba;
Carro incendiado na Avenida Cesário de Melo, na altura da Rua dos Carpinteiros;
Ônibus incendiado na Avenida Brasil, na altura da Rua Agaí;
Ônibus incendiado na Avenida Brasil, na altura do Assaí;
Ônibus incendiado na Avenida Brasil, na altura do Centro de Distribuição Guanabara;
Ônibus incendiado na Estrada do Mato Alto, na altura do OBom Atacadão;
Ônibus incendiado na Rua Guarujá, na altura da Rua Groselha;
Ônibus incendiado na Estrada do Campinho, na altura da Rua Perico;
Ônibus incendiado na Estrada da Matriz, na altura do Quartel dos Bombeiros;
Caminhão incendiado na Avenida Brasil, na altura da Estrada do Campinho, sentido Itaguaí;
Caminhão incendiado na Estrada das Agulhas Negras, na altura da Rua Jornalista Gastão de Carvalho;
Ônibus incendiado na Avenida Cesario de Melo, na altura da Rua Carvalhal;
Ônibus pega fogo na Av. Cesário de Melo, na altura do BRT Vilar Carioca;
Ônibus pega fogo na Rua Felipe Cardoso, na altura do BRT Cajueiros, em Santa Cruz;
Ônibus pega fogo e interdita a Rua Guarujá, na altura do Viaduto de Cosmos.
Morte de Faustão
Matheus Rezende morreu após ser baleado em uma troca de tiros com agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e do Departamento Geral de Polícia Especializada (DGPE).
A Polícia Civil informou que Faustão chegou a ser socorrido pelos agentes e encaminhado para o Hospital Municipal Pedro II, mas não resistiu.
O sobrinho de Zinho é acuso de envolvimento no assassinato do ex-vereador Jerônimo Guimarães Filho, o Jerominho, e seu cunhado Maurício Raul Attalah, em agosto de 2022. As mortes teriam sido motivadas por uma suposta tentativa por parte de Jerominho de retomar o controle da milícia que atua na zona oeste.