Outubro Rosa é reforçado em Palmeira dos Índios com palestras e rodas de conversas

Por Júlia Maria

Ontem (19), teve a ação da Secretaria Executiva da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos com atividades educativas voltadas para o Outubro Rosa.

O mês de outubro é inteiro dedicado à prevenção e combate do câncer de mama, que é o tipo mais comum no Brasil, depois do câncer de pele, e ainda é o que causa mais mortes em mulheres. De acordo com Instituto Nacional do Câncer (INCA), somente em 2023 foram diagnosticados 73.610 novos casos da doença.

O “Outubro Rosa” é trabalhado em todo o mundo, e em Palmeira dos Índios, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio dos programas Saúde da Mulher e Saúde do Trabalhador, tem levado o assunto para escolas, instituições públicas e privadas, unidades de saúde e empresas.

O risco de desenvolver a doença aumenta com a idade, sendo maior a partir dos 50 anos. Por isso a importância do autoexame e do exame de mamografia. Em Palmeira, após a paciente ser diagnosticada com câncer de mama, a mesma é direcionada para a SMS, que encaminha a paciente para uma unidade reguladora para a realização dos procedimentos necessários.

“Durante este mês estamos levando informação e prevenção para diversos setores da sociedade. A promoção de palestras e rodas de conversa reforça o diálogo da Secretaria sobre o assunto e mostramos a importância em realizar exames preventivos e periódicos”, explica o secretário da pasta Jânio Marques.

Já foram realizadas ações no Santuário de Frei Damião, na Escola Municipal Professora Marinete Neves, no Supermercado Unicompra, na Valedourado, e a mais recente, ontem (19), na praça da Caçuarina.

Fonte: Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios/ Secretaria Municipal de Saúde de Palmeira dos Índios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *