15 de outubro: Dia do Professor – Origem e importância

Por Júlia Maria

Paulo Freire, o Patrono da Educação Brasileira

Neste último domingo, 15 de outubro, foi comemorado no Brasil o Dia do Professor, data que celebra a importância dos profissionais da educação e do ensino.

Além da formação acadêmica, o professor contribui para a formação e o desenvolvimento do aluno enquanto indivíduo e membro da sociedade, pois proporciona para ele experiências que vão além do âmbito intelectual, e muitas vezes, assume papéis que estão além de sua obrigação como educador, sendo amigo e se preocupando com o bem-estar e emocional de seus alunos, o que tem total influência na aprendizagem.

O professor é o maestro que rege a sociedade, e a educação é fundamental na composição de um mundo melhor.

No Brasil, a origem das comemorações do Dia dos Professores é muito antiga, estando presente desde o início da construção da sociedade brasileira como a conhecemos hoje. Em 1827, durante a monarquia, Dom Pedro I instituiu, em 15 de outubro, um decreto imperial, cuja resolução estabelecia a criação do ensino elementar no país.

A data inspirou uma comemoração especial. Em 1947, um professor de São Paulo chamado Salomão Becker sugeriu a outros colegas o dia 15 de outubro para ser um dia de descanso e de reflexão sobre os rumos do ensino. A iniciativa acabou se espalhando para outras escolas paulistas e, depois, para instituições de todo o país. Assim, em 1963, o Dia dos Professores foi oficializado como feriado escolar em todo o Brasil pelo Decreto Federal 52.682.

Além de trazer a iniciativa para a criação da data, Salomão Becker, que lecionou por 49 anos em escolas de ensino básico do estado de São Paulo, é autor da frase: “Professor é profissão. Educador é missão”. E de fato a missão é grande. Isso porque, além dos aspectos cognitivos, o trabalho do professor também é estimular a criatividade, a coletividade e o pensamento crítico do aluno.

Parafraseando Paulo Freire, quando ele escreveu “Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor” , a educação libertadora se constitui num processo no qual educador e educando aprendem juntos. A escola deve ser um espaço que pode modificar a sociedade, um lugar de trabalho, de ensino e de aprendizagem, e o professor, um provocador de experiências e do aluno.

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