12 de outubro, Dia das Crianças e de Nossa Senhora Aparecida: Origem da data e por que é comemorada

Por Júlia Maria

No dia 12 de outubro, que este ano cai em uma quinta-feira, será comemorado em todo território nacional o Dia das Crianças, data em que a infância é celebrada. Contudo, ela não surgiu com este objetivo. A escolha desta data para tal homenagem foi popularizada, na verdade, por uma razão comercial.

Imagem: Getty Images

A origem veio após o Congresso Sul-Americano da Criança, que o Rio de Janeiro sediou em outubro de 1923. De acordo com a BBC Brasil, a pauta do evento discutia questões educacionais, alimentares e de desenvolvimento. Uma pauta que sensibilizou o deputado federal recém-eleito Galdino do Valle Filho (1879 – 1961). No ano seguinte, ele propôs uma lei instituindo, no 12 de outubro, o Dia das Crianças no Brasil.

Em novembro de 1924, o presidente da República da época, Arthur Bernardes (1875 – 1955) sancionou o Decreto 4.867. Dali em diante, ficou instituído a data, em todo o território nacional, “a festa da criança”.

A decisão só foi popularizada em 1955, quando empresários da indústria de brinquedos lançaram, como uma tentativa de aumentar as vendas, uma campanha publicitária que promovia a Semana da Criança.
Desde então, a data tem sido comemorada com brincadeiras, festas e distribuição de presentes.

A data é um feriado nacional, mas, diferente do que muitos pensam, não é pelo Dia das Crianças, e sim, pelo Dia de Nossa Senhora Aparecida, que é padroeira do país.

A data foi estipulada durante a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) ocorrida em 1953. Ela foi escolhida, devido a alguns fatos ocorridos no mês de outubro.

Um deles foi em 1717, onde três pescadores encontraram a imagem da Santa as margens do rio Paraíba do Sul. Outro fator foi pelo fato de ser a data em que os espanhóis chegaram ao continente americano, 12 de outubro de 1492.

Imagem: O Progresso

O Dia de Nossa Senhora Aparecida é considerado feriado nacional, segundo a Lei n. 6.802/1980, oficializada em 1980 pelo presidente João Batista Figueiredo.

Fonte: Diário de Pernambuco / Terra / Exame

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *