Menina de 7 anos morre de meningite viral em Maceió
Uma menina de sete anos morreu de meningite viral no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió. O enterro aconteceu nesta quarta-feira (30). Segundo a família, Ketillyn Sofia começou a apresentar os primeiros sintomas na última sexta (25).
A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A doença pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas. A rede pública de saúde disponibiliza vacinas para prevenção das principais causas de meningite bacteriana.
De acordo com o Ministério da Saúde, a meningite viral é o tipo da doença mais frequente no país, mas é o que causa menos mortes. Em Alagoas, a Secretaria da Saúde registrou apenas cinco óbitos por meningite em 2022.
No atestado de óbito, as causas da morte da criança foram meningite viral, insuficiência cardíaca e edema pulmonar.
Ketillyn Sofia era aluna da Escola Municipal João Feitosa, no bairro do Rio Novo, em Maceió, e morava no mesmo bairro. Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) lamentou a morte da aluna e informou que a escola suspendeu as atividades nesta quarta.
A Semed disse ainda que acionou a Gerência de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e mantém contato com a direção da escola para orientações, esclarecimentos e providências.
Em nota, a SMS explicou que, em casos de meningite viral, as pessoas que tiveram contato com o doente não precisam tomar medicação, pois o controle da transmissão depende do tipo de vírus que causou a doença e que a forma mais eficaz de prevenção de outro tipo de meningite, a bacteriana, é a vacina.
Fonte: g1