Lula culpa Bolsonaro e bolsonaristas raivosos ao justificar uso de jato de empresário

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) responsabilizou nesta sexta-feira (18) Jair Bolsonaro e apoiadores “raivosos” do atual presidente para a utilização do jato de um amigo para viagem ao exterior.

Em Lisboa, Lula disse que “um presidente responsável teria oferecido avião da FAB” para ele ir à COP27, no Egito, de forma que não precisasse utilizar a aeronave de um empresário.

O petista afirmou ainda que um “presidente eleito precisa cuidar da segurança” diante de “bolsonaristas raivosos se espalhando mundo afora”.

Lula viajou na última segunda (14) à COP27, em Sharm el-Sheikh, no jato do empresário José Seripieri Filho, conhecido como Júnior, fundador da Qualicorp e dono da QSaúde.

Ele deixou a conferência da ONU sobre mudanças climáticas no Egito e seguiu para Portugal no mesmo jato, sem ter comentado nesse período a utilização da aeronave, alvo de questionamentos da oposição a Lula no Brasil.

Uma entrevista coletiva de Lula chegou a ser agendada para quinta-feira (17) no Egito, mas foi cancelada em cima da hora. Segundo a assessoria, a coletiva foi cancelada porque a agenda estava toda atrasada.

Aliados de Lula reconheceram desgaste com favores de empresários aceitos pelo petista após as eleições, mas saíram em defesa do presidente eleito sob a alegação de que não há desvio ético nem ilegalidade jurídica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *