Jairzinho Lira antecipa pausa na política e abre vaga para André Monteiro na ALE

Foi um “adeus” ou “até breve”? A resposta não virá agora. Em mais um movimento inesperado, o deputado estadual Jair Lira Soares, o “Jairzinho” antecipou a “pausa” na vida pública.

Na terça-feira (08/11), ele fez discurso de “despedida” do parlamento, antecipando em mais de três meses o final do mandato.

O pedido de licença do mandato na Assembleia Legislativa de Alagoas, avisa Lira, se deu em função da necessidade de colocar em ordem a vida pessoal, especialmente a saúde – e nega qualquer acordo para abrir vaga para o suplente André Monteiro, que assumiu em seu lugar na sessão de quarta-feira (09/11).

“Estou precisando reorganizar minha vida, meus negócios, cuidar melhor da minha saúde”, aponta o deputado. “Eu nasci na política, sempre vivi na política e depois que decidir não mais disputar a reeleição, este ano, já tinha decidido que precisava de um tempo para reorganizar minha vida pessoal”, reforça.

Mas Jairzinho admite que sua história com a política não acabou. “Ainda não defini nenhum projeto. Só vou decidir se vou ou disputar novamente a eleição em 2024”, aponta – sobre possibilidade de disputar a prefeitura de Lagoa da Canoa, no agreste de Alagoas.

Em 2020 Lira foi candidato a prefeito, mas perdeu a eleição para Tainá Veiga, que era candidata a reeleição.

Prefeito duas vezes do município, o deputado, no entanto, mostrou que segue com forte liderança em Lagoa da Canoa. Antes da “pausa”, se dedicou a campanha de aliados e consegui impor uma expressiva derrota a prefeita Tainá Veiga, no primeiro e segundo turnos das eleições para presidente e, principalmente, governador.

Os candidatos que ele apoiou a presidente de governador – Lula e Paulo Dantas, venceram no primeiro e segundo turno, mesmo contra “máquina” da prefeitura.

A prefeitura da cidade integra o núcleo mais duro do grupo de Arthur Lira (PP). E nessa condição foi uma dos poucos municípios em que o senador Rodrigo Cunha perdeu no primeiro e no segundo turno.

A diferença entre Paulo Dantas (4,7 mil) para Rodrigo Cunha (4,4 mil) subiu de 300 votos no primeiro turno, para 1,4 mil votos no segundo turno, quando o atual governador

6.224 votos e o senador, 4.860 votos.

“Trabalhamos para garantir um bom resultado a Paulo Dantas. Fico feliz, sou grato a nosso povo e tenho certeza que nosso governador fará uma grande gestão”, aponta.

Versão oficial

Em discurso de despedida do Parlamento, o deputado Jairzinho Lira (PSD) foi à tribuna da Casa, na terça-feira, 8. Em seu pronunciamento, ele agradeceu a todos que estiveram com ele durante seus dois mandatos. “Devo dizer que o dia de hoje é um marco na minha vida. Após as vitórias maiúsculas dos amigos Paulo Dantas, Renan Filho, Marcelo Victor, Luciano Amaral e do presidente Lula, que fizeram valer o estado democrático de direito e a vontade soberana do povo alagoano e do povo brasileiro”, destacou.

Jairzinho Lira, que não concorreu nas eleições deste ano, também fez uma breve retrospectiva de sua vida política. “Aos 22 anos de idade tive o privilégio de assumir como gestor municipal e, na sequência, meu segundo mandato na terra querida de Lagoa da Canoa. Em seguida, assumi como deputado e sinto-me honrado em pertencer a este Parlamento, onde fui recebido e acolhido com respeito e generosidade”, afirmou.

Ainda em seu pronunciamento, o deputado informou que entrou com um pedido de licença. “Saio com o sentimento de dever cumprido e na certeza que procurei contribuir com a história política de nosso Estado. Devo dizer que entrei na vida pública com o objetivo principal de buscar melhorias e benefícios para os meus conterrâneos, e de diminuir as desigualdades sociais, ciente do papel que prestei à sociedade alagoana, e em especial ao povo do Agreste”, falou.

Jairzinho Lira durante discurso na Assembleia Legislativa (Foto: Comunicação/ALE)

 

 

*Blog do Edvaldo Júnior/Gazetaweb

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *