Homem joga ovos no rei Charles e em Camilla
Desde que assumiu o posto de monarca do Reino Unido, o rei Charles III tem visitado cidades dos países em que reina. Nesta quarta-feira (9/11), ele e a esposa, a rainha consorte Camilla Parker, foram para uma cerimônia em York, município ao norte da Inglaterra. Na ocasião, o casal passou por um momento um tanto quanto inesperado: um súdito jogou vários ovos na direção do soberano e da cônjuge enquanto a dupla cumprimentava quem estava à espera para recepcioná-los.
O episódio ocorreu quando Charles e Camilla entravam em York por meio do Micklegate Bar, um portal medieval por onde os integrantes da realeza costumam ser recebidos pelos súditos. Quando o homem começou a jogar os ovos, seguranças tentaram proteger o rei e a rainha consorte. Segundo a imprensa, o manifestante foi detido por policiais. Vídeos da hora em que o casal é surpreendido com as ovadas ganharam as redes sociais, como o Twitter.
Conforme publicou a agência de notícias britânica PA, o homem chegou a gritar “este país foi construído sobre o sangue de escravos” enquanto estava sendo preso. O rei Charles e Camilla estão em York para participar da inauguração de uma estátua em homenagem à falecida rainha Elizabeth II. Ela esteve à frente do trono do Reino Unido por mais de sete décadas e morreu em setembro, aos 90 anos.
Protestos contra o rei Charles
O reinado de Charles começou com manifestações. Uma semana após passar a liderar a monarquia, ele e Camilla Parker fizeram a primeira visita oficial ao País de Gales, nação que integra o Reino Unido. Entretanto, o casal à frente do trono britânico não foi recebido de forma afetuosa pela população. Em vez disso, os súditos vaiaram o atual soberano. Dois dias após assumir a Coroa britânica, opositores dele e da monarquia foram às ruas da capital escocesa, Edimburgo, lamentar a sucessão do primogênito da rainha Elizabeth II.