Após fortes chuvas, Rio Jacuípe transborda e provoca alagamento de ruas e casas da cidade
Moradores de Jacuípe foram surpreendidos na manhã desta terça-feira (8) com as casas e as ruas invadidas pela água por causa do transbordamento do Rio Jacuípe, que provocou alagamento por toda a cidade.
O transbordamento do rio aconteceu após as fortes chuvas que caíram no estado desde o final de semana. Em Jacuípe, na segunda-feira (7), o volume de chuva registrado ultrapassou os 95 mm, metade do que era esperado para o mês de novembro.
O nível do rio chegou a 5,56 metros às 13h desta terça, de acordo com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). A cota de transbordamento do rio é de 5,10 metros e a cota de atenção é de 4, 40 metros.
O g1 recebeu registros dos moradores mostrando vários trechos inundados. A Rua Geraldo Pinho, no Centro da Cidade, foi totalmente alagada. Na imagens é possível ver um morador com água batendo na cintura. O vídeo mostra ainda a água invadido uma casa.
Em outro vídeo (veja abaixo), também no centro da cidade, dois homens caminham pela rua alagada com dificuldade. Nesse trecho, as casas só não foram invadidas por ter uma calçada de contenção.
A creche municipal da cidade também foi atingida pelo transbordamento do Jacuípe. Silvânia trabalha na escola e conta que tomou um susto quando se deparou com o alagamento pela manhã.