Venda de bebidas alcoólicas é liberada em Alagoas no domingo, dia do 2º turno das eleições

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) de Alagoas confirmou neste sábado (29) que não haverá lei seca no segundo turno das eleições em Alagoas. Com isso, o consumo e a venda de bebidas alcoólicas no domingo (30) estão liberados no estado.

O secretário Flávio Saraiva avaliou que não haverá necessidade de restringir a venda de bebida uma vez que, para a SSP, o primeiro turno das eleições foi tranquilo no estado.

No primeiro turno, em 2 de outubro, a lei seca esteve em vigor em Alagoas e a venda de bebidas alcóolicas foi proibida entre 4h e 18h no dia do pleito, por determinação da Secretaria de Segurança.

A chamada “lei seca”, que proíbe a venda e o consumo de bebidas alcoólicas na véspera e no dia da eleição, não é uma previsão da legislação eleitoral. Cada estado pode tomar uma decisão em relação a isso.

Em Alagoas, mais de 2,3 milhões de eleitores estão aptos a votar, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Embarque das tropas federais

Tropas do exército deixam Maceió e seguem para cidades do interior de Alagoas — Foto: Pedro Ferro/TV Gazeta

Tropas do exército deixam Maceió e seguem para cidades do interior de Alagoas — Foto: Pedro Ferro/TV Gazeta

Militares do exército embarcaram na manhã deste sábado (29) para reforçar a segurança em 23 cidades do interior do estado durante a votação de domingo. O envio foi aprovado pelo ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Parte da tropa deixou a sede do 59º Batalhão de Infantaria Motorizada, em Maceió, no período da manhã. Em algumas cidades como Rio Largo, o efetivo só deve chegar no final do dia porque tropas estão chegando de Pernambuco.

A avenida Fernandes Lima precisou ser bloqueada no momento em que os veículos deixaram o quartel do exército.

Segurança durante o 2º turno

Cerca de 6 mil integrantes das forças de segurança de Alagoas irão atuar durante o pleito eleitoral deste domingo (30).

A Polícia Militar vai empregar 4.038 militares dentro e fora dos locais de votação. Deste total, 3.050 policiais serão empregados no interior e 988 em Maceió e Região Metropolitana.

Para o serviço exclusivo de guarda de urna, 100 militares do Corpo de Bombeiros estarão atuando no reforço da segurança. Outros 130 farão o serviço ordinário, nos ponto-base próximo aos locais de maior votação e também reforçando o serviço de guarda-vidas nas praias da Região Metropolitana.

A Polícia Científica de Alagoas vai manter o sistema de atendimento de plantão com sua capacidade instalada em pleno emprego.

Já a Polícia Civil vai trabalhar em regime de plantão em todas as delegacias. O Tigre e a Oplit também fazem parte do esquema de segurança. No sábado (29) e domingo (30) serão mobilizados 1.200 policiais civis, entre delegados, escrivães e agentes de polícia.

Todas as delegacias de polícia terão plantão 24 horas. Após às 18h do dia 30, as ocorrências no interior do Estado passam a ser atendidas nas delegacias regionais. Na Central de Flagrantes, no bairro do Farol, os plantões permanecerão conforme a escala normal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *