Candidatos focam em acusações e discutem poucas propostas no debate para governador de AL

O debate do segundo turno entre Paulo Dantas (MDB) e Rodrigo Cunha (UNIÃO), promovido pela TV Gazeta nesta quinta-feira (27), foi marcado por ataques pessoais, acusações de roubo e corrupção e pouca discussão das propostas de governo.

O debate foi dividido em quatro blocos:

  • Primeiro e terceiro blocos: temas livres;
  • Segundo e quarto blocos: temas determinados;
  • No quarto bloco, os candidatos fizeram as considerações finais.

O clima esquentou já no primeiro bloco. Rodrigo Cunha e Paulo Dantas trocaram ataques e ofensas pessoais. Acusações sobre apadrinhamento político, a operação Edema e as relações familiares acirraram os ânimos. O bloco chegou ao fim sem apresentação de propostas.

No segundo bloco, mesmo com temas pré-determinados, os candidatos continuaram com os ataques pessoais e acusações. Dantas acusou Rodrigo Cunha de ter acionado a Justiça Eleitoral para interromper a distribuição de cestas básicas pelo governo estadual durante o período eleitoral. Cunha rebateu com acusações de que Paulo Dantas era chefe de uma organização criminosa na Assembleia Legislativa de Alagoas quando era deputado estadual.

Em um dos poucos momentos de trégua, Rodrigo Cunha apresentou propostas para o turismo sustentável.

“O turismo em Alagoas já é sustentável por si só, por suas belezas naturais e é isso que nós vamos implementar. Fazer uma interligação entre as regiões para que o visitante aqui encontre o turismo religioso, o ecoturismo. Para que os municípios conversem entre si, que se tenha uma infraestrutura boa para receber o turismo e dessa forma, nós vamos criar as primeiras escolas técnicas de formação e capacitação no estado para jovens e adultos que queiram se profissionalizar de acordo com a vocação da região”, disse Rodrigo Cunha.

O candidato do UNIÃO também prometeu que vai criar a Secretaria do Turismo com indicação do trade turístico por meio de uma lista tríplice.

Já Paulo Dantas expôs a propostas para a saúde pública como manutenção e criação de hospitais.

“Nós construímos mais sete hospitais e eu estou construindo outros três hospitais, o Hospital do Idoso, o de Palmeira dos Índios e o de Arapiraca, e vou construir o Hospital do Câncer. Eu vou também, através do Programa Mais Médicos, levar médicos para todas regiões do estado de Alagoas para cuidar de você que precisa de médico, para cuidar de você que é mais humilde. Nós temos em quase todos os municípios, em muitas regiões, os CAPs (Centros de Atenção Psicossocial) e nós já trabalhamos em parceria com os municípios de Alagoas, auxiliando, encaminhando recursos para tratar das pessoas com problemas mentais”, disse Paulo Dantas.

Porém, os candidatos logo voltaram aos ataques e acusações no terceiro bloco. Em outro momento, Paulo Dantas afirmou que vai dar continuidade à obra do Canal do Sertão e Rodrigo Cunha disse que vai criar escolas técnicas rurais.

Durante os ataques a Rodrigo Cunha, Paulo Dantas também não poupou críticas à gestão do ex-governador Teo Vilela Filho (PSDB).

No último bloco, os candidatos fizeram as considerações finais.

Rodrigo Cunha: “Eu quero agradecer demais a todos os alagoanos que me dão força no dia-a-dia, que sabem que o 44 hoje não é apenas o número do Rodrigo, mas é o número de todos que amam o estado de Alagoas, que não se sentem bem em ver o nome do nosso estado nas páginas policiais e que querem se livrar dessa pecha política negativa que tanto puxa o estado para baixo. A roubalheira, crimes de mando, impunidade, de um cidadão que aparece agora como se já fosse o autor de vários outros projetos. Não, não, não. Ele é o autor várias ações criminosas que a polícia e o Ministério Público querem esclarecimento. Ele aqui teve oportunidade e não falou nenhuma vez como comprou 25 apartamentos e uma mansão de 8 milhões de reais. Aqui, não. O Rodrigo Cunha tem história e a minha história é muito mais que política. É de vida. Eu estou aqui para fazer com que você que está me assistindo não perca a esperança em dias melhores. Acredite. Tenha esperança. Você vai ser o seu estado sendo orgulhado por alguém que superou os obstáculos dessa vida com muita fé. E Alagoas está tendo um livramento. No primeiro turno, quem não conhecia Paulo Dantas pode até ter votado por vários motivos. Pela campanha, pela comunicação, porque alguém pediu. Agora a conversa é outra. Segundo turno. A máscara caiu. O cidadão que aqui repete o que lhe é passado é limitado, envergonhou Alagoas para o país interior em quatro meses. Imagina em quatro anos. É disso que a gente tem que se livrar. Eu chamo todos vocês para que junto comigo a Jó Pereira coloque todos os seus sonhos, necessidades e também ambições em algo real, em busca de um emprego de qualidade. Aqui o alagoano vai parar de sobreviver. Vai viver com qualidade, dignidade. Seu direito vai ser respeitado. Quem está garantindo aqui é Rodrigo Cunha . Não são terceiros. É Rodrigo Cunha. Ele tem que falar dele e não, de outros. Rodrigo Cunha você conhece, você confia”, disse o candidato.

Paulo Dantas: “Querida alagoana e alagoano, muito obrigada por acompanhar todo esse debate. E eu quero iniciar parabenizando o presidente Lula, que completa mais um ano de vida, e agradecê-lo porque ele esteve aqui comigo, me dando apoio e disse ‘governador Paulo, eu já passei por isso, eu já passei por uma armação dessa, por um golpe, mas a verdade vai vencer’. E graças a Deus, a mentira acabou. Nós vencemos no Supremo Tribunal Federal com cinco votos a zero, desmascarando a armação de Rodrigo Cunha e de Arthur Lira definitivamente. Eu voltei ao palácio para dar continuidade ao trabalho iniciado por Renan Filho, para continuar o cartão CRIA, o cartão Escola-10, a valorização dos servidores públicos, as mais de 300 obras que geram mais de 50 mil empregos. São obras como estradas, duplicações, creches, hospitais, UPAs. Obras que melhora a vida do cidadão, que promovem desenvolvimento aqui em Maceió, com o Vida Nova nas Grotas, como as clínicas da família, como os parques lineares, como em Arapiraca. Em Alagoas de ponta a ponta. As duplicações de Arapiraca, porque quando Arapiraca cresce, o estado de Alagoas todo cresce. Você de Arapiraca, você tenha certeza absoluta que nós vamos investir massivamente aí para gerar emprego e desenvolvimento para você. E nós apresentamos ao longo dessa campanha propostas inovadoras e nós temos recursos garantidos para cumprir, como Programa Correria, que vai isentar IPVA de motos de até 170 cilindradas e também para motoristas de aplicativo, que não vão pagar IPVA mais. O Mais Médicos Alagoas, o Auxílio-Chuvas que eu fiz, a Maratona de Cirurgias e tantos outros projetos que ajudam a melhorar a sua vida”, disse o candidato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *