Ser mãe de pet ajuda na saúde mental? Especialistas respondem
Muitas pessoas já consideram os pets como membros da família. E isso tem uma razão: o amor e o companheirismo proporcionado pelos bichinhos os fazem ser acolhidos como se fossem filhos. Apesar da enxurrada de bons sentimentos, é cientificamente comprovado que eles ajudam (e muito!) na saúde mental dos tutores.
A troca precisa ser mútua
Ainda que nossos bichinhos façam tão bem à saúde mental, é importante ter consciência de que essa troca de energia não pode acontecer de forma unilateral. Por isso, lembre-se que cães e gatos possuem sentimentos e necessidades.
Segundo a psicóloga Ana Carolina Ratajczyk Puig, atribuir a solução de todos os problemas e conflitos mentais para os pets é um erro e pode prejudicar a saúde dos animais. Portanto, muita atenção!
Agora, quando bem cuidado, o pet traz inúmeros benefícios para seus donos. “Ajuda a socializar, aumenta a motivação, promove a liberação de hormônios do bem-estar, estimula o exercício físico tanto para a saúde mental quanto para a física”, conta a psicóloga Marilene Kehdi.
Por fim, vale lembrar que se tornar um tutor de um animal não é tarefa simples. É preciso responsabilidade e disponibilidades financeiras, estruturais e de tempo. Cuidar de outra vida é coisa séria e precisa de atenção.