Lula segue agenda no Nordeste e faz caminhada em Maceió
O candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, seguiu a agenda de compromissos no Nordeste na tarde desta quinta-feira (13). O ex-presidente fez uma caminhada com apoiadores na Praça dos Martírios, em frente ao Palácio do Governo de Alagoas, no centro de Maceió.
Em um trio elétrico, Lula seguiu até a Praça Deodoro, em frente ao Tribunal de Justiça de Alagoas. Ao lado dele, estavam:
- o candidato a reeleição ao governo do estado,Paulo Dantas (MDB);
- o candidato a vice-governador de Paulo Dantas, Ronaldo Lessa (PDT);
- o senador Renan Calheiros (MDB);
- Renan Filho (MDB), eleito senador em 2022;
- e Paulão (PT), reeleito deputado federal em 2022.
Paulo Dantas foi afastado do cargo, após determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ele é investigado por um suposto esquema de desvio de dinheiro na Assembleia Legislativa de Alagoas, quando Paulo era deputado estadual.
Segundo as investigações da operação Edema, por meio de repasses ilegais de salários de funcionários fantasmas entre 2019 e 2021, o esquema pode ter causado um prejuízo de R$ 54 milhões aos cofres públicos.
O afastamento, no entanto, não impede que Dantas dispute o 2º turno, no dia 30 de outubro. Apesar da investigação contra Paulo Dantas, Lula afirmou durante a caminhada que, ao lado do governador, terá uma “combinação perfeita entre o governo do estado e a presidência da República”.
“Nós queremos vencer essa disputa para recuperar o prestígio do Brasil e para recuperar a economia brasileira. O povo brasileiro precisa trabalhar, precisa comer, precisa estudar, precisa ter acesso ao lazer e isso aqui tudo pode melhorar numa combinação perfeita entre o governo do estado e a presidência da República”, disse o ex-presidente.
Em Maceió, Lula sobe em trio elétrico ao lado de Ronaldo Lessa, Paulo Dantas, Renan Filho e Renan Calheiros — Foto: Vivi Leão/g1
Nesta quinta, a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve o afastamento de Dantas. Por 10 votos a 2, os ministros confirmaram a decisão individual da ministra Laurita Vaz, relatora do inquérito.
Ao chegar à Praça Deodoro, Lula discursou no trio elétrico para os apoiadores. Ele disse que tem orgulho de ser nordestino e cobrou respeito ao povo da região.
O ex-presidente afirmou ainda que não vai privatizar a Petrobras, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal ou o Banco do Nordeste. Além disso, voltou a prometer a criação do Ministério da Cultura e do Ministério da Igualdade Racial.
A agenda do petista desta quinta incluiu reuniões com grupos de bancários tanto em Sergipe quanto Alagoas. Após os encontros, Lula fez caminhadas com a população.
Na quarta-feira (12), Lula teve primeira agenda na Bahia, dez dias depois do início oficial da campanha. Até então, durante a campanha do 2º turno, o ex-presidente só havia feito atos de campanha em estados do Sudeste (São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro).
A eleição de 1º turno terminou com vantagem de Lula nos nove estados que compõem a região Nordeste: 21,7 milhões de votos, contra 8,7 milhões de Jair Bolsonaro (PL).