Oposição elege candidatos e afunila reeleição de Josias Aprígio em Minador do Negrão
Ao que parece a carreira política do atual prefeito de Minador do Negrão, Josias Aprígio está cada vez mais afunilando.
A candidata à reeleição, deputada estadual, Angela Garrote (PP), teve a maior votação na cidade, mas não saiu vitoriosa do pleito.
Aprígio não conseguiu o que queria, nas eleições de 2020, o mesmo, obteve 2.052 votos, e nesta eleição transferiu apenas 1.363 destes, o que evidencia seu fracasso no comando da gestão municipal.
Sua madrinha política e professora, Ângela Garrote, teve uma votação pífia comparada ao pleito de 2018, onde obteve 9.104 votos em Palmeira dos Índios, e 1.193 votos em Minador do Negrão, pouco menos que em 2022, com o apoio do prefeito. Mesmo exercendo o mandato não obteve êxito nas urnas, o que comprova que a derrocada parte de cima para baixo.
O candidato eleito deputado estadual, Dr. Wanderley, apoiado pelo opositor, Emílio Barros, ao que parece terá o dever de retribuir à cidade, o que outrora seria dever da deputada Ângela.
Governador
Na majoritária, Josias tem sérios motivos para lamentar, o atual governador e candidato à reeleição, Paulo Dantas, também apoiado pela oposição, Emílio Barros e o atual vice-prefeito Careca, deu o dobro da votação que Fernando Collor obteve, apoiado pelo gestor.
Deputado Federal
O deputado federal, Arthur Lira (PP), foi único apoiado pelo chefe do executivo que obteve êxito na eleição. Em meio a uma caminhada que começou a ser costurada há mais de um ano, Josias ficou indefinido em relação ao candidato ao senado, não se posicionando em nenhum momento sobre qual candidato apioaria, ele postou diversas fotos com o Senador eleito Renan Filho, mas a população da cidade confessa que ele pediu votos para Davi Davino Filho, candidato do seu partido (PP) e opositor de Renan.
Amigos confessam que a derrota de Collor, prejudicou ainda mais o quadro de desenvolvimento da cidade, já que o atual governador e candidato à reeleição, Paulo Dantas tem grande possibilidade de ganhar e dará prioridade a quem o apoiou.
No início da semana, Josias recuou e declarou apoio a Dantas, embora o governador não tenha se pronunciado diante da iminente vitória, já que o prefeito negou apoio desde o início da eleição.
A oposição, Emílio Barros e Careca, vibram pela expressiva votação que seus candidatos obtiveram na disputa. Tendo em vista que lá em Minador do Negrão, Careca encabeçou sozinho a candidatura de Karla Cavalcante (Avante), à deputada estadual, obtendo 258 votos e Emílio com Dr. Wanderley (MDB), que obteve 966 votos, deixando Josias Aprigio cada vez mais isolado, capenga e sem planos para o futuro. Além da expressiva votação de Paulo Dantas, apoiado tanto por Careca, quanto por Emílio.
Caso os dois se juntem em uma chapa, a derrota de Josias é dada como certa na próxima eleição.