Fabiana Pessoa poderá quebrar jejum de 44 anos se eleita deputada estadual
Assessoria
A eleição do próximo domingo, em Alagoas, poderá revelar um feito inédito no cenário político do município de Arapiraca, após 44 anos. É que se sair vitoriosa no pleito, a ex-secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social e ex-prefeita de Arapiraca, Fabiana Pessoa, candidata a deputada estadual pelo Avante, passa ser a segunda mulher de Arapiraca a conquistar uma vaga na Assembleia Legislativa de Alagoas, após quatro décadas.
De acordo com registros do parlamento alagoano, a última mulher arapiraquense a ocupar uma das cadeiras da ALE, foi Luiza Evangelista, que permaneceu no cargo entre 1978 a 1981.
A ex-parlamentar era viúva do ex-vereador, ex-deputado estadual e ex-prefeito de Arapiraca, Higino Vital da Silva, e foi a primeira mulher eleita para a ALE democraticamente pelo voto, a ocupar uma das 27 cadeiras no parlamento estadual.
Fabiana Pessoa, que iniciou sua vida pública como vereadora por Arapiraca, em 2012, foi eleita vice-prefeita em 2016, e chegou a assumir o cargo de prefeita em 2020, quando – em quatro meses – destravou e entregou equipamentos de desenvolvimento da saúde e de educação. Além de zerar filas de espera da saúde e abastecer os postos com medicamentos. Gestão marcada ainda pela valorização dos servidores públicos, promovendo capacitações e cuidados com a saúde.
Com experiência tanto na iniciativa privada, como em gestão pública, Fabiana Pessoa aceitou o desafio, segundo ela, para contribuir com o desenvolvimento do estado de Alagoas.
“Minha candidatura tem como meta aumentar a bancada feminina na Assembleia Legislativa, e ainda representar a cidade de Arapiraca, a região do Agreste e, sobretudo, todas as mulheres alagoanas”, assegura Fabiana.