Vinte urnas eletrônicas passam por teste de integridade em AL
Vinte urnas eletrônicas em Alagoas irão ser submetidas ao Teste de Integridade e as outras três ao Teste de Autencidade dos Sistemas eleitorais. Os procedimentos fazem parte do processo de auditoria das urnas. Os 23 equipamentos serão sorteados, no dia 1º de outubro, sábado que antecede o pleito, no auditório do Pleno do TRE de Alagoas, às 7h. Já os testes irão ocorrer no dia da eleição, 2 de outubro, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Jacarecica, Maceió. Na ocasião, estarão presentes membros de órgãos fiscalizadores.
Os testes ocorrem há mais de 20 anos, no entanto, segundo o TRE, eram sorteadas três urnas para o teste de autenticidade e mais três para os de integridade.
As atividades poderão ser acompanhadas por fiscais de partidos, coligações e por representantes da OAB, bem como por entidades representativas da sociedade, e pela imprensa em geral, nos limites estabelecidos pela legislação eleitoral.
O objetivo do teste de autenticidade, segundo o TRE, é o de verificar se os sistemas instalados na urna eletrônica correspondem aos sistemas oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
No dia da votação, na seção eleitoral sorteada ou escolhida, a urna eletrônica – já preparada para votação oficial – é verificada uma hora antes do início dos trabalhos.
*Gazeta web