Urnas eletrônicas começam a ser preparadas para as eleições de outubro em Alagoas
Começaram nesta sexta-feira (16) em Alagoas, as atividades de preparação das 8.165 urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições deste ano no estado. Os procedimentos estão sendo realizados no prédio do Tribunal Regional Eleitoral, no bairro do Farol, em Maceió.
A preparação das urnas inclui a instalação de dados e aplicativos para carga, votação e gravação de resultados. Há ainda os processos de lacração, auditorias e testes de funcionamento em todos os equipamentos.
Em todo Brasil, a preparação das urnas teve início no dia 2 de setembro. De acordo com oTribunal Superior Eleitoral (TSE), os processos garantem ao eleitor que o voto registrado na urna será computado de forma segura.
Nesta sexta, as urnas que serão utilizadas em Alagoas recebem um flash card com o objetivo de distribuir, instalar e importar os nomes e imagens dos candidatos que concorrem ao pleito e os dados do eleitorado. Os equipamentos também receberão formatação das mídias de resultado que vão registrar os votos.
O processo de preparação das urnas pode ser acompanhado pelo Ministério Público e pela Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB-AL), além dos partidos políticos, federações partidárias e coligações.
Depois da geração de mídias, as urnas eletrônicas serão lacradas. Nessa fase, os compartimentos recebem lacres especiais produzidos pela Casa da Moeda, cujas propriedades químicas impedem qualquer tentativa de violação: ao ser retirado, aparece imediatamente a inscrição de que foi violado.
Ao menos uma urna de cada lote é escolhida para ser auditada. O processo de escolha é feito pelo TRE ou por pessoas que estão acompanhando a preparação dos equipamentos. No total, cerca de 3% das urnas serão auditadas em Alagoas.
Após esse processo, as urnas recebem uma etiqueta com a cidade para onde elas vão ser encaminhadas. Os equipamentos começam a ser levados para os cartórios eleitorais ainda nesta sexta. A previsão é que todas as urnas cheguem ao seu destino até o dia 25 de setembro.
Urnas eletrônicas começam a ser levadas para os cartórios eleitorais — Foto: Erik Maia/TV Gazeta
Por fim, às vésperas da eleição, as urnas serão transportadas para os locais de votação. Qualquer tentativa de uso antes disso será em vão, pois a urna possui sistemas que só permitem que seja utilizada no momento programado para a votação.
O TSE destaca que a urna eletrônica, em momento algum, é conectada a qualquer tipo de rede de comunicação externa. Dessa forma, não é possível que os dados sejam interceptados ou sofram qualquer ataque externo dos hackers.
Urnas eletrônicas começam a ser preparadas em Alagoas — Foto: Erik Maia/TV Gazeta