Elisabeth Carvalho e Tutmés Airan recebem mais alta honraria do TRE/AL
Os desembargadores Tutmés Airan e Elisabeth Carvalho Nascimento foram agraciados, nesta quinta (15), com a Comenda do Mérito Eleitoral, concedida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL). A honraria também foi concedida ao industrial José Carlos Maranhão, ao ex-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Jayme Martins de Oliveira Neto, e à atual presidente da entidade, Renata Gil.
“É um dia que representa muito para mim, porque eu fiz trajetória aqui também no TRE e agora ser reconhecida, ter essa homenagem, faz a gente acreditar que vale a pena lutar com dignidade e honradez”, afirmou Elisabeth Carvalho.
Para Tutmés Airan, receber a mais alta honraria da Justiça Eleitoral é motivo de orgulho. “Recebo homenagem de um braço da Justiça brasileira que hoje cumpre um papel absolutamente fundamental na preservação da democracia”.
Jayme Martins, que esteve à frente da AMB de 2017 a 2019, agradeceu ao TRE/AL e aos magistrados de Alagoas pela lembrança e carinho com que sempre o receberam no Estado. No evento, ele representou a também homenageada e atual presidente da entidade, Renata Gil, que não pôde comparecer à solenidade.
José Carlos Maranhão, em seu discurso, disse se sentir honrado com a lembrança e enalteceu o papel do Judiciário. “A Justiça merece o nosso mais profundo respeito”.
Os homenageados Jayme Martins, Elisabeth Carvalho, Tutmés Airan e José Carlos Maranhão. Foto: Adeildo Lobo
A Comenda do Mérito Eleitoral, instituída pela resolução nº 15.659/2016, recebe o nome do desembargador Hermann Byron de Araújo Soares.
Posse
Antes do evento, o juiz Ney Costa Alcântara de Oliveira tomou posse como desembargador eleitoral do TRE/AL. Ele foi eleito pelo Pleno do TJAL e atuará na Corte no biênio 2022/2024.
“Agradeço a confiança que o Tribunal de Justiça teve no meu nome, me conduzindo para esse biênio. É um momento difícil em que a nação passa por essa política polarizada, mas com certeza o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas e o TSE [Tribunal Superior Eleitoral] estão em condições de enfrentar todos os problemas”, reforçou o magistrado.
Juiz Ney Alcântara assumiu o cargo de desembargador eleitoral. Foto: Adeildo Lobo
O presidente Otávio Praxedes parabenizou e destacou a trajetória do novo integrante da Corte. “Sua excelência engrandecerá muito este colegiado com sua capacidade de trabalho e competência funcional”.
Praxedes também felicitou o juiz Maurício Brêda, que assumiu como desembargador eleitoral substituto. “Sua excelência, apesar de deixar o cargo de desembargador efetivo, assume a função de desembargador substituto e, ainda de forma cumulativa, de desembargador auxiliar da propaganda [eleitoral], de modo a continuar contribuindo muito com este Tribunal”.
Participaram da solenidade os desembargadores do TJAL Klever Loureiro (presidente), José Carlos Malta (vice-presidente), Fernando Tourinho, Washington Luiz Freitas e Fábio Ferrario, além do presidente do Tribunal de Contas de Alagoas (TCE/AL), conselheiro Otávio Lessa, do presidente da Associação Alagoana de Magistrados (Almagis), juiz Sóstenes Alex, e de integrantes da Corte eleitoral.