TRE-AL indefere registro de candidatura de Dudu Hollanda a deputado estadual

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) indeferiu, por maioria de votos, o registro candidatura ao cargo de deputado estadual de Dudu Hollanda (PV). O candidato pode recorrer da decisão.

O pedido de impugnação da candidatura de Dudu Holanda foi apresentado pela Procuradoria Regional Eleitoral alegando que o candidato não estaria em pleno exercício dos seus direitos políticos, por estar cumprindo pena de prisão em regime aberto até o dia 1º de dezembro, por sua condenação criminal transitada em julgado.

Em 2016, o Tribunal de Justiça de Alagoas condenou Dudu Hollanda a 3 anos e 6 meses por agressão contra Paulo Corintho em 2009, quando os dois eram veradores por Maceió. O candidato foi a julgamento por arrancar parte da orelha de Corintho com uma mordida durante uma festa de confraternização.

“Assim, como os efeitos da suspensão dos direitos políticos só cessam com o cumprimento ou extinção da pena aplicada, não vejo como o candidato possa estar apto a receber votos num certame que se dará justamente em período no qual sua pena ainda estará em curso, ou seja, quando seus direitos políticos ainda se encontram suspensos”, explicou o magistrado em seu posicionamento.

A maioria dos integrantes do Tribunal acompanhou o voto do desembargador eleitoral Sérgio de Abreu Brito, contrária ao voto do relator do processo, desembargador Eduardo Campos Lopes.

O magistrado concluiu seu voto ressaltando que Dudu Hollanda está cumprindo pena aplicada pela Justiça Estadual, não havendo a punição sido finalizada e nem extinta. Portanto, está condenado criminalmente, acarretando-lhe a suspensão dos direitos políticos.

Eduardo Antônio Macedo Holanda, 46 anos, já foi eleito deputado estadual (2010 e 2014) e vereador por Maceió (2008).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *