Todos querem disputar segundo turno com Paulo Dantas, só o eleitor decide

A briga entre Collor, Cunha e Rui, candidatos que querem disputar o segundo turno contra Paulo Dantas em Alagoas está acirrada em matérias que circulam nas redes sociais.

Collor (PSD) apoiado por Bolsonaro quer Paulo Dantas que conta com o apoio de Lula, como adversário no segundo turno. Elle só vai chegar ao segundo turno se desmontar a candidatura de Rodrigo Cunha (União Brasil). O jovem senador terá de provar que estava preparado para entrar num embate com Collor, que tem mais 40 anos de experiência.

Em relação à pesquisa, divulgada no dia 26 de agosto, Dantas ampliou a liderança para 16 pontos, enquanto Collor caiu nove pontos e Rodrigo Cunha cresceu cinco pontos, empatando com o ex-presidente.

Em um possível segundo turno entre Paulo Dantas e Fernando Collor, Dantas sai na frente com 48% dos votos, enquanto Collor pontua 25%.

No cenário de um segundo turno entre Paulo Dantas e Rodrigo Cunha, Dantas também ganharia com 46% dos votos, contra 25% de Cunha.

Pesquisas

No levantamento do IPEC, realizado dia 1 de setembro, na pesquisa estimulada, Dantas (MDB) aparece com 24% das intenções de voto, com baixa de dois pontos percentuais, dentro da margem de erro.  Seguido por Rodrigo Cunha (União Brasil) com 21%, enquanto Collor (PTB) desceu de posição e assume 17%, e Rui Palmeira (PSD) com apenas 15%.

Os demais candidatos Bombeiro Militar Luciano Fontes (PMB): 1%, Luciano Almeida (PRTB): 1% e Professor Cícero Albuquerque (PSOL): 1%.

Já na pesquisa espontânea, Dantas larga na frente com 13%, seguido por Fernando Collor com 8%, Rodrigo Cunha 7%,Rui Palmeira (PSD): 3% e nenhum dos demais candidatos foram citados.

A pesquisa do Ibrape, divulgada no dia 7 de setembro,  traz um cenário de acirramento da disputa por uma das vagas no segundo turno entre dois candidatos a governador. Os senadores Collor e Rodrigo Cunha (UB) estão numericamente empatados com 19% das intenções de votos.

De acordo com oIbrape, em pesquisa estimulada o atual governador, Paulo Dantas (MDB) ampliou a intenção de votos de 34% para 35%, na comparação com levantamento anterior do mesmo instituto divulgado em 26 de agosto.

Na mesma sondagem, o candidato do PSD ao governo, Rui Palmeira (PSD) aparece com 8%, resultado ligeiramente melhor do que o da pesquisa anterior (7%).

Acontece que as pesquisas de intenção de voto divulgadas pela mídia correspondem às pesquisas estimuladas, onde os nomes dos candidatos são apresentados para a escolha do eleitor. Ora, esse tipo de pesquisa era realmente uma simulação da eleição na época em que eram utilizadas cédulas com os nomes dos candidatos. Entretanto, com a urna eletrônica isso não acontece mais. Os nomes dos candidatos não aparecem na tela da urna e o eleitor tem que saber com antecedência qual o candidato da sua preferência para digitar o seu número. Neste caso, a simulação da eleição só pode ser feita com a pesquisa espontânea, sem a apresentação dos nomes dos candidatos.

Somente a pesquisa espontânea pode fundamentar uma análise que pretenda refletir sobre os prováveis resultados das eleições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *