Gabriel Monteiro anuncia que o pai irá substitui-lo na eleição
O ex-vereador Gabriel Monteiro (PL), que teve o mandato cassado há um mês pela Câmara do Rio, anunciou, nas redes sociais, que será substituído nas urnas pelo pai, Roberto Monteiro. No último sábado, Monteiro havia entregue ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) a renúncia de sua candidatura a deputado federal. No fim de agosto, o mesmo TRE-RJ negou o registro para que o ex-PM e youtuber pudesse participar da disputa. Ainda cabiam recursos, mas Gabriel optou por se retirar do pleito alegando “motivos pessoais”.
Ao renunciar à candidatura, Monteiro abriu espaço para que seu nome pudesse ser substituído. A legislação eleitoral permite que partidos e coligações façam a alteração de postulantes a cargos majoritários ou proporcionais que sejam considerados inelegíveis, renunciem ou que tenham o registro indeferido ou cancelado, além de situações de óbito. O prazo para a troca, em casos como o do ex-vereador, termina nesta segunda-feira.
O EXTRA fez contato com o TRE-RJ para saber se já foram concluídos os trâmites burocráticos para a mudança – como a entrega das documentações necessárias –, o que permitiria que Roberto Monteiro esteja, de fato, nas urnas. Segundo o órgão, “até o momento, não foi identificado pedido de registro de candidatura” em nome do pai de Gabriel Monteiro. Ainda de acordo com o tribunal, o procedimento pode ser feito até as 23h59 de hoje.
O TRE-RJ informou também que a legislação que regulamenta a troca de candidatos diz que, “se ocorrer substituição após a geração das tabelas para elaboração da lista de candidatas e candidatos e preparação das urnas, a substituta ou o substituto concorrerá com o nome, número e a fotografia da pessoa substituída”. “A lista de candidatas e candidatos deve ser fechada até esta quarta-feira”, concluiu o órgão. A reportagem também procurou o próprio Gabriel, mas não obteve retorno.
Na postagem em que apresenta o pai, Monteiro afirma que ele “vai continuar” com o “legado de maior fiscalizador da história da política”. Ele frisa ainda que só restam 20 dias para a votação, a ser realizada em 2 de outubro.
“Hoje eu tenho aqui duas escolhas. Viro deputado federal recorrendo. Ou, sem foro privilegiado, sem nada, eu demonstro na Justiça comum que eu sou um perseguido e sou inocente”, argumenta no vídeo o ex-vereador, cassado por quebra de decoro após acusações de estupro, assédio sexual e de forjar conteúdos para a internet. “Assim, eu dou oportunidade para outra pessoa continuar o meu trabalho até eu voltar”, prossegue Monteiro.
Em seguida, Roberto aparece pela primeira vez no conteúdo e profere, então, sua única frase na gravação: “Serei o deputado federal mais combativo e fiscalizador do estado do Rio de Janeiro”. A postagem também divulga um perfil do agora candidato no Instagram, no qual a única publicação é justamente a de Gabriel.
Na foto da conta, aparecem Roberto, Gabriel e Giselle Monteiro, irmã do ex-vereador e lançada por ele como candidata a deputada estadual pelo mesmo PL. O partido contava com a presença do ex-PM e youtuber como puxador de votos para aumentar sua bancada na Câmara federal, mas a estratégia sofreu um baque com a decisão do TRE-RJ.
*Já é notícia