GB tenta voltar “por cima” na política de AL

No governo de Geraldo Bulhões, o GB, no começo dos anos 90, um jovem político do agreste ganhou espaço na Assembleia Legislativa e – por tabela – na política de Alagoas.

Gilvan Barros, prefeito de Girau do Ponciano e deputado estadual, logo se tornou conhecido, entre os mais próximos naquele momento, como ‘Gebezinho’.

Como deputado mostrou que era bom de voto e cravou seis mandatos consecutivos, até deixar a política para se dedicar aos negócios no agro, especialmente em Tocantins, onde também atua.

GB passou o bastão para seu filho, o atual deputado estadual Gilvan Barros Filho, que vai mais uma vez para a reeleição – com boas chances de vitória.

Depois de ensaiar um retorno em 2018, Gilvan Barros tenta agora “voltar por cima” – não confunda com dar a volta por cima – na política de Alagoas. Ele é candidato a deputado federal e disputa com boas chances vaga na chapa mais concorrida de Alagoas nas eleições deste ano – a do PP.

Com o grupo de candidatos mais competitivos, o PP fará 3 deputados federais diretos (“de cara”) e deve disputar a quarta vaga. “Hoje fazemos 3,7 deputados e acho que vamos chegar aos quatro”, explica Gilvan em vídeo gravado para o blog.

A “conta” de 3,7 é pura matemática eleitoral e representa que o partido em boas chances de brigar pela quarta vaga (explicarei melhor essa lógica em outro texto).

Na chapa, um candidato já tem a vitória dada como certa – com votos de sobras: Arthur Lira. “GB” entra na disputa pela segunda e terceira vagas com ao menos outros três nomes considerados “pesos pesados”: Marx Beltrão, Daniel Barbosa e Fábio Costa, com João Catunda “correndo por fora”.

Bem conceituado no agronegócio e respeitado na política por honrar compromissos, Gilvan tem boas chances de voltar por cima – literalmente – à política, ocupando pela primeira vez na sua carreira uma vaga na Câmara dos Deputados. Trabalha para ser o segundo, mas não deve reclamar se ficar em terceiro.

 

 

*Com blog do Edvaldo Júnior

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *