Cerca de 3 mil novos leitos serão abertos com a chegada dos novos empreendimentos. Esse incremento representa um aumento de 8,5% no número de acomodações já disponíveis no estado.
No último fim de semana, uma rede portuguesa de resorts inaugurou uma unidade do Vila Galé na Praia de Carro Quebrado, na Barra de Santo Antônio. A estrutura conta 513 apartamentos, sete restaurantes, cinco bares, centro de convenções com 2 mil metros quadrados, clube infantil, parque aquático, piscina com 1.500 metros quadrados, Spa, boate, entre outros atrativos.
Segundo os administradores, foram gerados 350 empregos diretos, com perspectiva de aumento nos próximos meses. A prioridade é empregar moradores do próprio município, que tem como base econômica a pesca, o artesanato e o cultivo de algumas culturas agrícolas.
Silva é morador do município e conseguiu passar na seleção. Ele foi contratado para receber os hóspedes, carregar as malas e conduzi-los até os quartos. “Foi ótimo porque agora estou trabalhando em casa. Antes eu precisava me deslocar até Maceió para trabalhar. Tinha os riscos, os gastos. Agora é tudo aqui mesmo. A gente trabalha com uma folga semanal, conhece gente nova e acaba se divertindo também”.
O colega dele, Cleydivaldo Souza, também conseguiu o tão esperado emprego. Sem trabalhar desde a pandemia, ele foi contratado para a mesma função.
“Para mim foi uma bênção porque eu estava sem emprego, estava meio aperriado desde a pandemia. A gente recebeu treinamento antes de começar a trabalhar. E o melhor de tudo é que eu moro aqui mesmo, na Barra”, disse o funcionário.
Alaíde Neta assinou a carteira pela primeira vez. Ela é uma das nutricionistas contratadas pelo resort. “Fiquei muito feliz com a oportunidade, está sendo um diferencial enorme para mim, é meu primeiro emprego e em uma empresa de grande porte, que tem um conceito maravilhoso”, disse ela.
Cleydivaldo foi treinado para receber os turistas e comemora o emprego — Foto: Heliana Gonçalves/g1
Belezas naturais e pandemia
O resort faz parte de uma rede hoteleira de Portugal que tem 37 unidades, sendo 10 delas no Brasil. A unidade de Alagoas é a mais recente e o dono da rede diz que os atrativos naturais foram fator decisivo para escolha da localidade.
“A gente aqui tem uma coisa muita importante que é uma natureza muito bonita e temos que valorizar, preservar, tratar. Esse é o nosso sonho”, disse o empreendedor Jorge Rebelo. “Este nosso projeto aqui nos deixa muito feliz porque temos uma equipe de gente contratada jovem, que agarrou um monte de oportunidade de emprego e carreira com os dois braços abertos”, completou.
Em 2021, a receita de Alagoas com o turismo foi estimada em R$ 306 milhões, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O valor é o 4º maior no nordeste e 11º entre os estados brasileiros.
Ainda segundo o IBGE, Alagoas é o segundo estado onde os turistas mais gastam durante as viagens. Em 2021, quem visitou o estado desembolsou em média R$ 2.123 durante a estadia, de acordo com com o Módulo de Turismo 2020-2021, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC). O valor só fica abaixo do registrado em Pernambuco, onde o gasto médio é de R$ 2.265.
Para um período pós pandemia, o setor comemora os números e segue na expectativa de crescimento. “Passamos, sim, por uma grande pandemia. Essa pandemia que foi brutal para a economia e devastadora para o turismo. Agora estamos retomando”, disse Manoel Linhares, presidente da ABIH.