Turista é encontrada 24 horas após sumir na Chapada: “Me desliguei”
Depois de ficar cerca de 24 horas desaparecida na Chapada dos Veadeiros, no Entorno do Distrito Federal (DF), uma turista de 44 anos foi encontrada, pelo Corpo de Bombeiros, no início da tarde desta segunda-feira (29/8) na mesma região, perto da Cachoeira dos Anjos e Arcanjos, em Alto Paraíso de Goiás. “Tive sensação de apagão”, disse Simone de Carvalho dos Santos, em vídeo
Simone contou que viajou para Alto Paraíso de Goiás para passar as férias e conhecer a Cachoeira dos Anjos e Arcanjos com três amigas. “Descuidei, porque eu não vim preparada para trilha. Vim com sacolinha de plástico, sem água, deixei água na bolsa das amigas, mas a trilha é simples, tranquila, com sinalizações”, afirmou a mulher, que é de Belo Horizonte (MG). Ela disse que se separou das amigas quando parou para apreciar a paisagem. “Na hora em que me dei conta já estava sozinha”, afirmou, acrescentando que, mesmo assim, ficou tranquila porque estava tudo muito bem sinalizado.
“Eu iria primeiro à cachoeira. Estava a 500 metros, porém, não sei o que aconteceu. Tive sensação de apagão. Fui andando, não sei o que houve e, em algum momento, me desliguei de mim. Na hora que vi, estava no meio da mata fechada e completamente perdida”, contou.
Fotos divulgadas pelos bombeiros mostram Simone de Carvalhos Santos sorrindo, ao lado da equipe de resgate, aparentemente bem de saúde. Segundo a corporação, ela disse que ficou um pouco atrás das pessoas que caminhavam com ela e acabou se perdendo pegando um caminho diferente do que daria acesso ao local das cachoeiras.
Segundo informações levantadas pelo Corpo de Bombeiros, a turista desapareceu por volta das 14h de domingo (28/8), mas a equipe de socorro foi chamada para atender à ocorrência somente à noite, às 20h, em região de turismo em Alto Paraíso de Goiás, a 425 km de Goiânia. Antes, amigas e guias da região tentaram localizá-la, sem sucesso.
“Prontamente, equipes nossas se deslocaram até o local, passando toda a noite realizando trabalho de buscas”, afirmou, em vídeo, o capitão Ailton Pinheiro de Araújo, durante a chegada de equipes de drones e de cães à região.
Inicialmente, uma amiga da turista disse aos bombeiros que ela teria se separado do grupo de quatro amigas e voltado à cachoeira para jogar cinzas de um animal de estimação que ela tinha cremado.
A trilha, com menos de 2 km de extensão, segundo o Corpo de Bombeiros, não tem históricos de desaparecimentos. Segundo o capitão, a Chapada dos Veadeiros é uma região muito ampla, sem muitas ocorrências de acidentes.
“A gente não sabe o que aconteceu, mas a pessoa pode ter se machucado ou outra coisa que venha a causar essa perda de referência ou dificuldade de deslocamento”, explicou o oficial.
*Gazeta web