Varíola dos Macacos: 75% dos municípios de AL já registraram casos suspeitos

Boletim divulgado nesta terça-feira, pela Secretaria de Estado da Saúde, revela que Alagoas registrou mais cinco casos suspeitos de varíola dos macacos, chegando a um total de 98 notificações. De acordo com o boletim, do total de 98 casos suspeitos, um foi confirmado, 20 foram descartados e 77 seguem em investigação (78,5%), após a coleta de material para análise em laboratório.

Entre os 102 municípios de Alagoas, 77 chegaram a notificar casos. No entanto, Barra de São Miguel, Batalha, Flexeiras, Inhapi, Messias e Ouro Branco já tiveram seus respectivos casos descartados, zerando a lista de suspeitos. Atualmente, Maceió mantém a maior quantidade de notificações, sendo 49 – 50% do total do estado.

Na capital, 41 pessoas ainda aguardam o resultado de exames laboratoriais, enquanto oito já tiveram a infecção descartada. A cidade de Arapiraca aparece em segundo lugar, com 12,2% das notificações (12). A terceira posição é de Rio Largo, que soma quatro notificações, sendo um suspeito e três descartados. Segundo a Sesau, 42 dos casos notificados (43%) são do sexo feminino.

Os outros 56 (57%) são de pessoas do sexo masculino. Já a faixa etária com maior número de possíveis infectados é a de 20-29 anos, com 22 casos (28,6%), seguida de alagoanos entre 15 e 19 anos – 10 casos (13%).

PRIMEIRO CASO

Na quarta-feira (17), a Sesau confirmou o primeiro caso de varíola dos macacos em um alagoano, após o resultado de exame laboratorial realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Rio de Janeiro. O paciente já está recuperado da doença. Trata-se de uma pessoa do sexo masculino, de 24 anos, residente no município de Murici, com histórico de viagem para fora do Estado.

Segundo o histórico apresentado pelo Centro de Informações Estratégicas e Respostas em Vigilância em Saúde de Alagoas (CIEVS /AL), o homem relatou ter viajado para a Bahia, no dia 23 de julho deste ano, e ter mantido contato com público estrangeiro durante atividade de lazer, tendo retornado para Alagoas, no dia 27 de julho.

No dia 3 de agosto, ele começou a apresentar febre de início súbito, erupção cutânea aguda, dor muscular, caracterizando os primeiros sintomas. Após ser atendido em um consultório particular, no dia 8 de agosto, foi encaminhado ao Hospital Regional da Mata (HRM), em União dos Palmares, mas não precisou de internação.

CASO IMPORTADO

Antes dele, a Sesau já havia notificado o caso de um jovem de 22 anos, natural do Espírito Santo (ES), que foi testado quando se encontrava em viagem a Alagoas e apresentou resultado positivo para a monkeypox, conforme resultado apresentado pela Fiocruz, caracterizando um caso importado.

Nesta terça-feira (23), o Brasil registrou dois casos de varíola dos macacos em bebês. A Bahia teve um diagnóstico positivo em uma criança de 60 dias de vida e, em São Paulo, foi confirmada a doença em um bebê de 10 meses.

A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo informou que a criança, do sexo masculino, está clinicamente estável e sem sinais de agravamento, com quadro característico para a doença, com febre e lesões cutâneas.

A pasta acrescenta ainda que os sintomas tiveram início no dia 11 e que a criança se encontra em isolamento domiciliar. A Unidade Básica de Saúde e a Unidade de Vigilância em Saúde da região de residência do paciente monitoram o caso. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia afirmou que não divulga informações sobre a saúde dos pacientes.

Os casos em crianças preocupam porque elas são mais vulneráveis a complicações da doença. Outro país que já confirmou diagnósticos em menores foi os EUA.

*Gazeta web

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *